Inaugurações

Com inaugurações de obras, Edivaldo Júnior conclui mandato em SL

Último dia como prefeito, ele inaugura hoje a Praça da Saudade, no bairro Madre Deus, e o Mercado da Vila Bacanga; última semana foi de compromissos

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Edivaldo Holanda Júnior termina seu mandato hoje entregando obras como a reforma da Praça da Saudade
Edivaldo Holanda Júnior termina seu mandato hoje entregando obras como a reforma da Praça da Saudade (fonte do bispo / Edivaldo Holanda Junior)

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) conclui hoje o mandato à frente do Palácio La Ravardière com uma extensa agenda de compromissos. Ele deixará oficialmente o cargo às 23h59 e amanhã, dia 1º, entregará a faixa ao seu sucessor, o prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos).

Dentre as atividades agendadas para hoje destacam-se a inauguração da Praça da Saudade, situada em frente ao Cemitério do Gavião no bairro Madre Deus e o Mercado da Vila Bacanga, uma antiga reivindicação dos moradores, comerciantes e feirantes da região.

Ontem ele já havia entregue a conclusão da revitalização da Fonte do Bispo, monumento histórico e um dos principais pontos turísticos do Centro Histórico da capital.

Requalificação

A Requalificação das Praças da Saudade, da Misericórdia - já entregue -, e entorno, pertence ao programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís na gestão pedetista.

A obra foi realizada com o objetivo de organizar e estruturar os espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização.

Lá, foi executado o paisagismo, urbanização, iluminação, mobiliário urbano, construção e reforma de quiosques, serviços de drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, acesso a transporte público e condições de acessibilidade universal, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e ciclistas).

Nas últimas semanas antes de deixar o mandato Edivaldo também inaugurou uma série de outras obras importantes em todas as regiões da capital, a exemplo de praças públicas nos bairros Cidade Operária, Vinhais, Recanto Vinhais, Cohama, Cohab, Centro, área Itaqui-Bacanga, Cohatrac, Jardim América, Cohaserma, Cohajap, dentre outros; e outros equipamentos, como a Unidade de Acolhimento para Jovens, situada no Maranhão Novo e a Unidade de Acolhimento para Mulheres em Situação de Rua.

Ciclofaixas

O pedetista também entregou ciclofaixas nos bairros Cohab e Ponta d'Areia; casarões revitalizados no Centro Histórico, a exemplo do Teatro da Cidade e do Casarão da Rua Portugal; entregou sistema simplificado de abastecimento de água na comunidade Cabral Miranda, zona rural de São Luís, e mercados e unidades de saúde básica em vários bairros.

Em material institucional divulgado à imprensa, Edivaldo afirmou que o volume de obras entregues nas zonas urbana e rural de São Luís é o maior já visto na história da capital.

Parceria com o Iphan enriquece acervo histórico de São Luís

Ao concluir o seu mandato de prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), enriqueceu - com a requalificação e a revitalização executada nos últimos meses -, o acervo histórico e arquitetônico da capital.

A soma de ações de obras no Centro Histórico fortalece o título de Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade que a cidade recebeu há 23 anos pela Unesco, na gestão da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Por meio da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Iphan foram feitas as reformas das praças Deodoro e Panteon, Praça Pedro II, Rua Grande, Praça da Alegria e Praça dos Pescadores (Portinho).

E com investimentos próprios da Prefeitura, por meio do programa São Luís em Obras, foram reformados e entregues o Mercado das Tulhas, a Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno, a Praça da Misericórdia, Largo de São João e casarão da Rua do Giz para abrigar a sede da Escola Municipal de Música (Emmus).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.