Estado Maior

Cenário melhor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Hoje é o último dia do mandato do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT). Depois de oito anos, o pedetista deixará para seu sucessor, Eduardo Braide (Podemos), uma cidade diferente da que encontrou em 2013. Edivaldo deixa uma cidade mais limpa e com as contas saneadas.

Quando recebeu a Prefeitura há oito anos, Edivaldo Júnior encontrou um cenário de terra arrasada. Duas folhas de pagamento de servidores públicos a serem pagas.

Uma dívida de mais de R$ 1,8 bilhão. E entre os valores devidos, quase R$ 100 milhões era do serviço de limpeza, que por sinal ainda mantinha na cidade o
Aterro da Ribeira, extinto anos depois pelo pedetista.

Escolas públicas municipais sem condições de abrigar os alunos, Socorrões superlotados sem material de serviço para atendimento dos pacientes e até
sem alimentos para os acompanhantes de pacientes. E no Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com apenas duas ambulâncias funcionando.

O Centro Histórico abandonado, o Mercado Central com obra inacabada cultivando um imenso buraco na época e o transporte público precário.

Braide receberá a capital com cenário oposto: contas sanadas, folha de pessoal em dia, dezenas de obras para serem inauguradas nos próximos meses, 700 km de nova pavimentação em mais de 200 bairros, pontes e vias interbairros construídas, 10 mercados reconstruídos e mais de 200 praças que deram nova vida aos bairros da cidade.

Uma São Luís diferente, melhor e que precisa que o trabalho seja mantido para que os problemas ainda não resolvidos possam ser superados.

Crises
Vale lembrar que o prefeito Edivaldo Júnior enfrentou em suas duas gestões crises econômica e sanitária.

A econômica, que teve início com a crise política que culminou no impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcou a primeira gestão.

A crise sanitária devido a pandemia da Covid-19 marcou o fim de sua segunda gestão. Mesmo assim, neste ano, o prefeito conseguiu manter o ritmo de obras na capital.

Eleição na Câmara
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal ocorrerá logo após a posse dos vereadores. Por enquanto, somente três nomes estão fechados nos cargos.

O primeiro é Osmar Filho, que será reeleito presidente da Casa.

O segundo é o vereador Gutemberg Araújo (PSC) que ocupará o cargo de primeiro vice-presidente. O vereador Octávio Soeiro (Podemos) será o primeiro secretário. Os demais cargos da Mesa ainda estão sendo debatidos entre os parlamentares.

Mais velho
Quem presidirá a posse dos vereadores eleitos em novembro deste ano será o vereador Chico Carvalho (PSL).

Como o vereador mais antigo (ele começará o seu nono mandato), Carvalho dará posse aos eleitos e comandará a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A posse de Eduardo Braide e de Esmênia Miranda será presidida pelo presidente da Casa eleito, no caso Osmar Filho.

Mudanças
O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou ontem as primeiras mudanças em seu secretariado. Os deputados federais Márcio Jerry e Rubens Júnior saem de Brasília para compor o governo.

O primeiro ocupará a Secretaria de Cidades e o segundo, a pasta de Articulação Política, que deverá ser desmembrada da Comunicação.

Rodrigo Lago, que comanda a Secap, vai para a Agricultura e Júlio Mendonça, que é da Agricultura volta para a Agerp.

Tudo em casa
A reforma administrativa do comunista mostrou mudanças somente nas pastas que são do PCdoB dentro do governo.

Agricultura era ocupada pelo deputado Adelmo Soares e fica com Rodrigo Lago, ou seja, tudo em casa. Cidades também já pertencia às indicações do PCdoB, assim como a Comunicação e Articulação Política.

E nessas mudanças dentro dos espaços comunistas, Dino ainda conseguiu agradar o aliado do vice-governador, Carlos Brandão, o prefeito Hilton Gonçalo, ao abrir a vaga na Câmara Federal para o irmão dele, Dr. Elizabeth Gonçalo.

DE OLHO

700 km DE ASFALTAMENTO foram feitos em mais de 200 bairros de São Luís na gestão de Edivaldo Júnior.

Mas mudanças
Flávio Dino prometeu anunciar mais mudanças durante os próximos 30 dias.

As trocas nas secretarias podem atingir ainda o deputado estadual Duarte Júnior (Republicanos), cotado para o Detran.

O presidente municipal do PT, vereador Honorato Fernandes, também deverá ser anunciado por Dino em janeiro após dia 15 para compor a sua equipe de governo.

E MAIS

• Sobre ser secretário estadual de Cidades, o deputado Márcio Jerry disse que retorna ao governo com vigor renovado.

• O PDT e o senador Weverton Rocha ficarão atentos às próximas mudanças que Flávio Dino fará em seu governo em janeiro.

• O PT espera que o delegado Lawrence Melo retome o comando da MOB depois do dia 10 de janeiro quando oficalmente acabam suas férias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.