Obra

Mercados da Cohab e do Bom Jesus são entregues à comunidade

Os espaços foram reconstruídos pela Prefeitura, por meio do Programa São Luís em Obras, e ganharam piso novo, telhado, acessibilidade como também instalações elétrica, hidráulica e sanitária; feirantes elogiaram as obras que foram executadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior descerra fita na entrega do mercado do Bom Jesus
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior descerra fita na entrega do mercado do Bom Jesus (Mercado do BOm Jesus)

SÃO LUÍS - Um total de 12 feiras e mercados na capital foram construídos, reformados e entregues para a população durante este ano. Somente ontem, 29, a Prefeitura de São Luís inaugurou dois mercados: um no bairro Cohab e o outro no Bom Jesus. As obras fazem parte do Programa São Luís em Obras, com recursos próprios municipais.

Os mercados foram entregues pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e dos secretários municipais Antônio Araújo, de Obras e Serviços Públicos (Semosp); Émerson Macêdo, de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e demais autoridades.

Holanda Júnior disse que no decorrer deste mês já inaugurou diversas obras na cidade e que os mercados da Cohab e do Bom Jesus vão possibilitar que feirantes e moradores possam usufruir de um local de qualidade e seguindo os ditames das normas sanitárias. “O mercado da Cohab possuía condições insalubres", destacou o prefeito.

O secretário Antônio Araújo disse que os dois mercados, cujas obraram duraram mais de um ano, ganharam piso novo, além nova instalação elétrica, telhado, portas e pintura. Os boxes ficaram mais espaçosos e foaram revestidos de cerâmica. “A Prefeitura está entregando um local novo para que a comunidade possa fazer a sua compra com segurança e qualidade”, frisou.

Já, o secretário da Semapa. Émerson Macêdo, informou que com a construção dos mercados na capital acabou beneficiando mais de três mil feirantes. Somente no Mercado da Cohab, mais de 200 permissionários foram beneficiados, enquanto que cerca de 60 no estabelecimento do Bom Jesus. “A Semapa tem o cadastro de mais de sete mil feirantes que atuam nos mercados da capital”, revelou.

“O Mercado da Cohab possuía condições insalubres"Edivaldo Holanda Júnior – prefeito de São Luís

Obra

O mercado da Cohab possui uma estrutura de três mil metros quadrados de área construída, sendo um dos maiores de São Luís. Foram construídos 190 boxes e 66 bancadas. As fachadas são revestidas com material cerâmico de cores variadas e o local possui acessibilidade para as pessoas com deficiência. Foram instalados equipamentos de segurança contra incêndio.

Também foram implantadas instalações elétricas e local adequado de armazenamento de água; novas lixeiras para o descarte correto de resíduos sólidos, além de inclusão de elementos para o manuseio de alimentos.

Já no mercado do Bom Jesus foram construídos 38 boxes e 34 bancadas. O local ainda ganhou novas redes hidráulica, elétrica e sanitária. Também foram instalados equipamentos de segurança contra incêndio e inclusão de elementos para o manuseio e armazenagem adequados de alimentos.

Os serviços de reforma desse mercado incluíram também a readequação do espaço de boxes e bancas, novo telhado, piso, revestimento, pintura e novos banheiros.

São Luís em Obras

Os principais mercados da capital passaram por uma reestruturação por meio do Programa São Luís em Obras. Os mercados do Coroadinho, Monte Castelo, São Francisco, Santa Cruz e Cohab foram totalmente reconstruídos, enquanto a feira do Anil passou por uma ampliação.

O programa ainda contemplou o Mercado das Tulhas, que teve a sua arquitetura histórica restaurada; o Mercado do Santo Antônio, que também conta com uma nova estrutura e foi entregue para a comunidade. Os Mercados da Vila Palmeira e Vila Bacanga foram outros que passaram por reformas durante este ano.

Aceitação

O gerente do mercado da Cohab, Crisley Pereira, disse que os feirantes aprovaram o novo espaço. “Antes, o local era totalmente insalubre e havia até ratos. A feira foi totalmente construída e os boxes são espaçosos, adequados para armazenar os alimentos e seguindo as normas sanitárias”, declarou.

Germano dos Santos, de 58 anos, contou que trabalha no mercado há 28 anos e vai lutar para manter o local limpo, para que seja atraente. “Um espaço limpo e organizado acaba atraindo mais clientes, então, devemos manter a limpeza”, frisou o feirante.

Maria de Lurdes, de 59 anos, disse que a feira do Bom Jesus estava precisando de uma reforma, pois quando chovia as suas dependências alagavam e afastavam a clientela. “O povo estava indo comprar nos supermercados devido haver casos de alagamentos constantes na feira, principalmente, durante no inverno”, contou a feirante.

Box

Reformados e construídos na capital

Mercado do Coroadinho

Mercado do Santa Cruz

Mercado do Santo Antônio

Mercado do Monte Castelo

Mercado do Anil

Mercado da Cohab

Mercado da Vila Bacanga

Mercado do São Francisco

Mercado das Tulhas

Mercado do Bom Jesus

Mercado Vila Palmeira

Mercado da Liberdade

Número

12 mercados reformados e construídos pela Prefeitura

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.