Paper Toys

Lendas maranhenses em bonecos de papel

Projeto "Diz a Lenda" retorna com kit cultural que envolve arte e histórias das tradições locais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Paper Toys representa lendas locais
Paper Toys representa lendas locais (paper toys)

São Luís - Três personagens de lendas maranhenses - serpente encantada, rei touro Dom Sebastião e carruagem de Ana Jansen – marcam a nova edição do projeto “Diz a Lenda” que retorna com um kit cultural que proporciona, por meio de bonecos de papel, uma experiência cultural, educacional e turística, combinando trabalhos manuais e coordenação motora a quem se dedica à atividade.

Nesta nova edição, que tem incentivo da Lei Emergencial Aldir Blanc e Secretaria de Cultura do Maranhão, serão distribuídos cinco mil kits gratuitos para 20 escolas públicas e privadas e três mil kits enviados pelos correios. Os kits a serem enviados foram definidos mediante cadastro previamente feito pelos internautas página do Instagram da @EguasPaperToy, empresa idealizadora do projeto.

Arte
A primeira edição do projeto, idealizado pela Eguas! Paper Toy, surgiu como uma maneira de usar a arte dos paper toys (bonecos de papel) como meio de educação para difundir a cultural local e auxiliar no desenvolvimento educativo de crianças e adolescentes.

A iniciativa do projeto visa mostrar a crianças e adultos um jeito novo e diferente de reviver lendas maranhenses com ajuda de bonecos feitos de papel e manter vivo as mais ricas histórias do Maranhão.

Recentemente, os idealizadores do projeto ministraram oficinas de bonecos de papel que destacaram as etnias - branco, negro e índio - que formaram o povo marnahense. Na ocasião, também foram distribuídos gratuitamente kits para montagem dos bonecos que se chamam Firmina, Dan e Jupi.

Saiba Mais

Paper toys
Paper toys ou brinquedos de papel são modelos em miniaturas 3D de objetos ou personagens capazes de estimular a curiosidade de crianças e adultos. Eles são construídos de várias maneiras, dobrando-se, como brinquedos ou origami, ou cortando, decorando ou montando pedaços de papel com cola ou fita para criar um modelo de papel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.