Decoração

Como usar a cromoterapia na decoração do banheiro

Quem não quer energias mais positivas em 2021, não é mesmo? Usar a cromoterapia na decoração do banheiro pode ajudar nesta questão!

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Pequenos detalhes valorizam a decoração e dão uma sensação de bem-estar
Pequenos detalhes valorizam a decoração e dão uma sensação de bem-estar (banheiros)

São Paulo- Chegou a hora de renovar as energias para o próximo ano! Para quem busca esse relaxamento e bem estar, a cromoterapia na hora do banho pode ajudar. Para isso, abusar das cores na decoração do banheiro é o ideal. "Pintura nas paredes, box de banho, iluminação, objetos, são muitas formas de conseguir a prática da cromoterapia no banheiro", conta Érico Miguel, técnico da Ideia Glass, marca especialista em kits de ferragens para box de banho e portas divisórias de ambientes.

Cores
As cores possuem grandes poderes para ajudar a relaxar, ajudando a aliviar, inclusive, diversos sintomas, como o estresse e tristeza. Para conseguir utilizar a prática da cromoterapia no banheiro, o ideal é abusar de tonalidades estratégicas em todo o cômodo, como paredes - seja através das pinturas, do papel de parede e revestimentos coloridos - e, até mesmo, nas cores das ferragens e roldanas do box de banho.

"Para isso, é importante observar qual sentimento é o desejado, pois cores quentes são mais estimulantes para o corpo e as frias proporcionam mais calmaria e serenidade", conta o profissional.

Segundo Érico, o mercado possui muitos itens para a decoração do banheiro que podem estimular a cromoterapia através de suas tonalidades, e que uma ótima opção são os boxes de banho com roldanas coloridas. "Os modelos com ferragens em tonalidades, como Rose, Dourado, Preto, Cromado e Branco, podem fazer uma grande diferença na hora de relaxar durante o banho", sugere o profissional.

Já para as paredes, Érico conta que, além da questão da cromoterapia, é necessário levar em consideração o estilo de decoração do banheiro, além da praticidade no dia a dia. "Tintas geralmente são melhores em questão de durabilidade e para a manutenção da limpeza no dia a dia", explica.

Iluminação
A iluminação é um item imprescindível para conseguir um clima aconchegante e confortável no banheiro. Mas é preciso ficar atento à tonalidade escolhida para alcançar o objetivo. A luz mais amarela, por exemplo, oferece uma sensação aconchegante, já a branca suaviza ajuda a suavizar o cômodo.

A intensidade da luz também faz diferença. "Uma dica é na hora do banho deixar apenas uma luz mais fraca acessa, como aquelas que ficam em cima do espelho da pia", indica Érico.

Já para quem não possui muita iluminação no banheiro, uma boa saída é contar com luminárias. "Na hora do banho, procure apagar as luzes do ambiente e deixar apenas a luminária acessa, que pode ser com uma luz colorida para intensificar o relaxamento", recomenda.

Fragâncias
Quem não gosta de entrar em um ambiente com um cheiro agradável, não é mesmo? Mas muito além da sensação de limpeza, os aromas, aplicados na prática de aromaterapia, podem ajudar a combater a insônia, estresse e ansiedade.

Para um banho relaxante, ter sabonetes e difusores aromatizados com essências, é uma boa alternativa. "São opções que também podem contribuir para a decoração do ambiente", comenta o profissional.

Objetos em geral
Os objetos de decoração podem ajudar tanto na decoração, quanto na hora de relaxar no banho. "Para isso, é legal optar por itens como quadros, vasos de flores, bandejas, cestos e diversos outros objetos que além de decorar, podem potencializar a cromoterapia no ambiente através das suas cores", conta o profissional.

Além disso, hoje existem muitas opções de chuveiros diferentes para quem deseja fazer a cromoterapia durante o banho. "Uma boa opção são os modelos que possuem led coloridos na ducha de água, que são ideias para conseguir o relaxamento através das cores", indica Érico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.