Evento

Última edição da Feirinha São Luís em 2020 neste domingo

Evento, promovido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, tem contribuído para a revitalização do Centro Histórico, fortalecimento da agricultura familiar e de pequenos negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Prefeito Edivaldo Holanda cumprimenta visitante da Feirinha São Luís, que encerra atividades este ano
Prefeito Edivaldo Holanda cumprimenta visitante da Feirinha São Luís, que encerra atividades este ano

São Luís - A Feirinha São Luís terá sua última edição de 2020 neste domingo (27) com show do cantor Caio Zito que apresentará um repertório autoral e com interpretações de sucessos maranhenses e nacionais. O evento, que ocorre sempre aos domingos, das 7h às 14h na Praça Benedito Leite (Centro) sob a coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), tem contribuído para a revitalização do Centro Histórico e para a reocupação de espaços públicos na capital maranhense bem como para o fortalecimento da agricultura familiar e pequenos negócios.

O local, grande ponto de comercialização dos produtos agroecológicos da agricultura familiar, artesanal e gastronômico produzidos em São Luís, oferece duas formas de venda. O público pode adquirir produtos por meio do drive thru ou pelo formato convencional de compras que vão desde verduras, legumes, geleia de pimenta, ervas medicinais, temperos prontos, plantas ornamentais, mel, roupas estilizadas, bijuterias, sandálias ortopédicas até pratos típicos da gastronomia maranhense e paraense.

De acordo com o titular da Semapa, Émerson Macêdo, a Feirinha conseguiu atingir os resultados esperados. ”A gestão do prefeito Edivaldo está concluindo a coordenação da Feirinha São Luís com muito êxito. Conseguiu proporcionar ao permissionários e produtores locais um espaço receptivo para a comercialização dos seus produtos, gerou renda e emprego, fomentou a economia e, principalmente nesse período de pandemia, conseguiu garantir a segurança de todos os frequentadores. Conseguimos, inclusive, implantar dentro da Feirinha São Luís e outras feiras livres e mercados o Banco Popular Municipal, para garantir linhas de crédito para os permissionários, que buscam meio de melhorar ou expandir seus negócios”, destacou o secretário Émerson Macêdo.

Atualmente, são mais de 150 permissionários trabalhando em um sistema de rodízio para ocupar 63 barracas de comercialização na Praça Benedito Leite.

Segurança

A Feirinha é um grande ponto de encontro e para garantir a segurança de todos, foram tomadas medidas para seguir todo o protocolo de combate à Covid-19. Entre os quais destacam-se: o uso obrigatório de máscara em todo o perímetro da praça, permanência dos bombeiros civis distribuídos por todo o local, incluindo na porta de entrada, sinalização no chão, para orientar o trânsito em um único sentido, implantou totens de álcool gel desde a entrada até o final da feira. Além de manter os canteiros com isoladores para evitar qualquer tipo de aglomeração ou danos ao paisagismo.

Outra medida de segurança tomada pela Prefeitura é a disponibilidade do sistema de drive thru para quem deseja comprar o almoço de domingo, artesanato ou outros produtos sem sair do carro. Pedidos podem ser feitos pelo número (98)99109-2721. O cliente faz o pedido pelo telefone ou whatsapp, paga e retira no local.

Saiba Mais

O Projeto de Lei nº 179/200 proposto pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e aprovado pela Câmara de Vereadores de São Luís, torna a Feirinha São Luís permanente. Ponto de encontro de familiares e amigos, o programa, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, venceu a etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em 2019. A Feirinha foi vencedora na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.