Fiscalização

Prefeitura de São Luís amplia serviços de videomonitoramento

Capital terá mais 11 equipamentos de segurança, totalizando 21 câmeras que farão o acompanhamento em tempo real do trânsito nas principais vias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Técnico acompanha em tempo real, monitoramento do em ruas e avenidas da capital maranhense, apartir do Centro de Controle de Operações
Técnico acompanha em tempo real, monitoramento do em ruas e avenidas da capital maranhense, apartir do Centro de Controle de Operações

São Luís - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está ampliando o número de câmeras de videomonitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO), ferramenta fundamental no auxílio do ordenamento e controle do trânsito das vias de São Luís. O anúncio foi feito na última quarta-feira (24), durante visita do prefeito Edivaldo Holanda Junior à sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que foi reformada e modernizada. Com isso, São Luís ganhará mais 11 equipamentos de segurança, totalizando 21 câmeras que farão o acompanhamento em tempo real do trânsito nas principais vias da cidade. A medida faz parte das ações colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

As câmeras já estão sendo instaladas em alguns pontos. “O objetivo é de garantir maior controle de trânsito da cidade, tornando-o mais seguro e organizado para condutores e pedestres”, enfatizou o titular da SMTT, Israel Pethrus acrescentando que a iniciativa segue orientação do prefeito Edivaldo. Dentre os pontos que receberão os novos equipamentos estão a Praça D. Pedro II, as Avenidas Guajajaras, São Marçal, Daniel de La Touche, Beira Mar, Avenidas dos Franceses, Casemiro Júnior, além das rotatórias da Cohama e da Cohab.

Os novos equipamentos de videomonitoramento são câmeras de segurança modernas, quando se trata de visualização de grande capacidade. Possuem dispositivo mecânico para controlar posicionamento da câmera que permite ser movimentada em todas as direções.

Centro

O monitoramento será realizado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) da SMTT, composto por um painel de nove telas, por meio do qual é observada toda a movimentação do trânsito, captada por câmeras fixas instaladas em pontos estratégicos dos principais corredores urbanos da cidade.

O CCO engloba, ainda, a Central de Rádio, para controle e repasse de informações aos agentes de trânsito em trabalho nas ruas da cidade, garantindo maior agilidade ao atendimento nas ocorrências de colisões, congestionamentos e outras abordagens de competência da SMTT.

O sistema, considerado como um pequeno complexo de comunicação e logística viária, possibilita o acompanhamento, em tempo real, de corredores viários e do sistema de transporte da capital. Dentre as regiões já monitoradas pelas câmeras de monitoramento do trânsito, estão aquelas com maior número de acidentes e engarrafamentos. São elas, as avenidas Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Guaxenduba, Beira-Mar, dos Holandeses, Marechal Castelo Branco, Daniel de La Touche, Anel Viário, entre outras.

O CCO ajuda a intervir com mais rapidez em ocorrências de trânsito e transporte coletivo. Casos de colisões e engarrafamentos são observados pelos operadores do Centro e comunicados às equipes de agentes de trânsito em serviço nas ruas. A ação permite mais agilidade na busca de soluções para estas ocorrências ou para outras situações de competência da SMTT. Também são observados pelo CCO, os desvios realizados por linhas de ônibus do Sistema de Transporte da capital, neste caso, a linha é autuada pelo descumprimento da rota.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.