Estado Maior

Plano B?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Na última quarta-feira o governador Flávio Dino (PCdoB) afirmou em entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, no quadro Bastidores do Bom Dia Mirante, que o estado do Maranhão trabalha com a perspectiva sobre duas vacinas contra a Covid-19: a chinesa CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, e a AstraZeneca desenvolvida pela Fiocruz.

Durante a entrevista ele disse que aquele dia [quarta-feira], seria decisivo para o país, uma vez que estava prevista a entrega pelo Butantan à Anvisa dos resultados referentes à terceira e última fase de testes da CoronaVac.

Ocorre que o instituto não entregou - pela segunda vez consecutiva -, os dados à Anvisa, o que inviabiliza a sua autorização imediata para a imunização da população brasileira.

O instituto encontrou divergências com o resultado de testes da mesma vacina na Turquia, e pediu pelo menos mais três semanas para fazer uma nova análise. Um outro problema já havia sido identificado no dia 15, quando o instituto prometeu, mas não cumpriu, apresentar os dados do imunizante.

A ausência de dados sobre a vacina tem levantado suspeitas na comunidade científica sobre a sua eficácia.

Maria Amélia Veras, por exemplo, epidemiologista da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e do Observatório Covid-19 BR, afirmou à Revista Exame que a comunidade científica já está desconfiada, justamente pelos seguidos erros e pela falta de transparência.

A Anvisa também já determinou que somente vai liberar a vacina no país caso os dados sejam entregues.

Cenário que impõe ao governador Flávio Dino a tomada de um novo planejamento para o estado. Pelo menos no que diz respeito ao interesse já declarado de obter a vacina chinesa de forma imediata.

Eficácia menor
Em meio a toda polêmica em torno da CoronaVac, a Secretaria de Saúde de São Paulo revelou que a eficácia da vacina não atingiu 90% no Brasil, após a série de testes.

Na quinta-feira a Turquia informou ter chegado a um percentual de 91,25% de eficácia.

A expectativa era de mesmo patamar no Brasil. Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde de São Paulo, contudo, explicou que por questões de sigilos contratuais não poderia revelar os números. Mas admitiu eficácia menor no país.

Reação
Além da desconfiança da comunidade científica, governadores que vinham apoiando João Doria para compra e uso da CoronaVac avaliaram como péssimo o adiamento da divulgação de dados.

Como há uma “guerra política” em torno da vacina, os governadores acreditam que a falta de transparência abre espaço para críticas de bolsonaristas.

Para os defensores de uso imediato da vacina o cenário é “desanimador”.

Novo prazo
A Prefeitura de São Luís informou, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, que o prazo para adesão ao Programa Refaz 2020 finaliza na próxima
quarta-feira (30).

Os contribuintes podem aderir presencialmente ou pela internet. Com o programa, é possível a negociação de débitos de IPTU, ISS, NFSe, Autos
de Infração, taxas e outros.

A ferramenta está disponível desde o dia 22 de junho e já teve diversas prorrogações, com oportunidade de regularização ao contribuinte.

Balanço I
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão apresentou à imprensa o relatório de atividades da Casa em 2020.

O balanço aponta alta produtividade do Legislativo no período. Dentre os resultados positivos apresentados estão a aprovação de 1.257 Indicações,
100 Projetos de Decreto Legislativo e 58 Projetos de Lei Ordinária.

O balanço das ações, referente à Segunda Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Alema, aponta ainda a aprovação de 130 Requerimentos, 12 Projetos de Resolução Legislativa e uma PEC.

Balanço II
Para Othelino Neto, o resultado é uma demonstração da força do trabalho desenvolvido ao longo do ano por todos os 42 parlamentares.

“Com a pandemia da Covid-19, novas regras foram editadas provocando restrições em diversas atividades da Casa, mas a Assembleia nunca paralisou
seu trabalho”, disse.

Ele enfatizou que no pico da pandemia no estado, a Casa estabeleu sessões remotas e aditou todas as medidas determinadas pelas autoridades
sanitárias.

DE OLHO

21,7% É A TAXA DE desocupados no Maranhão, segundo estudo divulgado pelo IBGE.

No jogo
Apesar de derrotado na eleição de São Luís, o vice-governador Carlos Brandão parece ganhar fôlego no final de 2020 e início de 2021, na disputa contra Weverton Rocha pelo Governo.

Na última semana Brandão cumpriu uma agenda de inauguração de obras no interior do estado, dentre elas uma escola, ao lado do secretário Felipe Camarão, no município de Pastos Bons.

Em janeiro ele assumirá a máquina em decorrência das férias de Flávio Dino. Um recado de Dino a Weverton.

E MAIS

• A Defesa Civil do município de São Luís já iniciou o trabalho de mapeamento das áreas de riscos na capital para o período chuvoso.

• Edivaldo Holanda Júnior entra em contagem regressiva para entregar as últimas obras na capital antes de deixar o mandato

• Flávio Dino terá um 2021 decisivo para tentar se viabilizar para a eleição presidencial de 2022. Pesquisa PoderData divulgada recentemente o coloca com
apenas 1% nas intenções de votos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.