Espírito natalino

Mensagens de fé e otimismo são entregues a pacientes internados no HU-UFMA

O Espírito natalino tomou conta dos corredores e contagiou a todos para o verdadeiro sentido da data, que é de solidariedade e amor ao próximo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Cantata transmitiu mensagem de solidariedade e amor ao próximo, verdadeiro sentido do Natal
Cantata transmitiu mensagem de solidariedade e amor ao próximo, verdadeiro sentido do Natal (natal hu-ufma)

Este ano exigiu de todos um esforço enorme para lidar com a pandemia e suas consequências. Foi um ano de superação, de desafios, de transformação. O mês de dezembro geralmente desperta um sentimento de dever cumprido, de esperança por dias melhores, mas neste ano, o mês com certeza traz à tona marcas muito mais profundas. Mesmo de forma adaptada, o Hospital Universitário da UFMA não poderia deixar de dar um toque especial a esse fim de ano. Entrega de mensagens de fé e superação aos pacientes na véspera de Natal, correio natalino entre os colaboradores, cantata produzida pelos próprios residentes da instituição, distribuição de brinquedos às crianças internadas foram uma das atividades, que seguindo todos os cuidados recomendados, espalharam alegria e emoção pelo hospital.

O espírito natalino tomou conta dos corredores, enfermarias e contagiou a todos que se uniram e realizaram atividades que traziam o verdadeiro sentido da data, que é de solidariedade e amor ao próximo.

Entre as atividades, a que marcou de forma diferenciada a todos os envolvidos foi a entrega das mensagens manuscritas na manhã desta quinta-feira, 24. Pessoas de diversos lugares, até de fora do Brasil, disponibilizaram um pedacinho do seu tempo para dedicar palavras de carinho e esperança aos pacientes internados nas duas unidades hospitalares, Presidente Dutra e Materno Infantil. Os cartões foram entregues por voluntários, que receberam em troca um dos melhores presentes que alguém poderia receber no Natal: sorrisos de gratidão.

A internação hospitalar provoca um distanciamento natural do paciente com seus familiares e amigos. Os dias que eram preenchidos com atividades, trabalho, estudos, confraternizações, sofrem uma modificação para longas horas de medicação, descanso, incômodos da patologia, entre outros fatores específicos de uma rotina em ambiente hospitalar. Entretanto, pequenas atitudes podem fazer a diferença.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Humanização, José Neres Souza, relata a emoção em desenvolver esse projeto “ É muito gratificante para todos nós entregar essas mensagens enviadas pela comunidade aos pacientes que irão passar a noite de Natal no hospital, sentir a emoção ao ler as mensagens para eles é algo que nos toca muito. Levar mensagens de esperança e fé para os que estão em tratamento de saúde é fundamental, de fato, são palavras que curam”.

Maria das Graças, mãe da Luzia, que faz hemodiálise há 22 anos, foi uma das que recebeu a cartinha para ler para a filha. “ É um momento de muita alegria. Eu agradeço a oportunidade. Vou compartilhar com ela”.

Com o compromisso de sempre prestar o melhor cuidado aos usuários, o objetivo é plantar a sementinha do amor e da esperança em nossos pacientes, diminuindo a angústia que eles estarão em não estarem reunidos com seus familiares na noite de Natal.

A Unidade de Humanização em parceria com outros setores da Instituição, proporcionou aos pacientes momentos ímpares que marcaram de forma especial suas rotinas hospitalares. Um coral composto pelos residentes percorreram os corredores do hospital ecoando mensagens de fé e esperança. Houve também distribuição de brinquedos arrecadados pela Campanha “Natal Solidário”, para as crianças internadas, e entrega de mensagens aos colaboradores feitas pelos seus colegas de trabalho. Um grupo de voluntários identificou para quem eram as mensagens e entregavam nos setores respectivos. Uma ação para evidenciar a importância de se dizer palavras de otimismo aos que dividem as rotinas de trabalho.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.