Braide terá maiores desafios na Saúde e Educação no primeiro ano de mandato

Desde o início da pandemia do Covid-19 as aulas presenciais foram suspensas na rede pública municipal; não há previsão para retorno

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Edivaldo e Braide2)

SÃO LUÍS - O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), terá como maiores desafios no primeiro ano de gestão à frente do Palácio La Ravardièrede os setores de Saúde e de Educação, atingidas de forma drástica pelos efeitos da pandemia do Covid-19.

Na Saúde ele precisará - havendo ou não uma segunda onda de contágio do vírus -, reabilitar leitos de UTI, reorganizar os hospitais, postos e unidades mistas hoje sucateadas e melhorar a central de marcação de consultas e exames, como prometeu durante a campanha eleitoral.

Na Educação o desafio é pela retomada do calendário escolar. As aulas presenciais foram suspensas desde o início da pandemia e não têm previsão para retorno. Há ainda problema estrutural para se implantar um modelo remoto de aulas.

Se por um lado as escolas não dispõem de tecnologia, internet e aparelhos para disponibilizarem aulas online, por outro, a maioria dos estudantes da rede municipal, sobretudo os da zona rural de São Luís, também não têm computadores, internet ou celulares e tablets adequados e com capacidade para ter acesso ao conteúdo.

O resultado disso é o ano letivo prejudicado e sem perspectivas no atual cenário.

Tablets

Na reta final da campanha, Eduardo Braide afirmou ter conversado com professores e ouvido propostas para a retomada das aulas nas escolas públicas.

Ele prometeu, na ocasião, estudar a possibilidade de o município adquirir tablets para os alunos terem acesso às aulas. Na ocasião do programa Sabatina O Estado/Imirante, ele havia admitido que por meio de celular, fica inviável exigir do estudante um desempenho de qualidade.

“Eu já estou discutindo com toda comunidade escolar. Nós estamos fazendo o levantamento da necessidade para que a Prefeitura possa disponibilizar o tablet com internet. É fundamental. Uma criança não vai ter condição de estudar em casa por meio de um celular. A tela é muito pequena, às vezes tem dificuldade no acesso. Então nós estamos fazendo o levantamento dos custos necessários e discutindo com os professores e professoras, e também o orçamento para que a gente possa implantar isso já a partir do ano que vem”, enfatizou.

Braide assumirá a Prefeitura de São Luís no dia 1 de janeiro.

Prefeito eleito assegura já ter um plano municipal de vacinação

Na ocasião da solenidade de diplomação realizada pela Justiça Eleitoral, o prefeito eleito Eduardo Braide anunciou ter montado uma equipe de especialistas na área de Saúde para preparar o Plano Municipal de Imunização.

Ele afirmou que assim que a vacina para o Covid-19 for disponibilizada pelo Governo Federal a Prefeitura de São Luís estará preparada para colocar o Plano em prática.

“Formei uma comissão de especialistas e técnicos em imunização: médicos infectologistas, enfermeiros, diversos profissionais da Saúde, para já elaborar o Plano Municipal de Imunização. E tão logo o Governo Federal - que anunciou ontem o Plano Nacional de Vacinação -, e após o quinto dia de disponibilização pela Anvisa, nós estaremos prontos para iniciar a vacinação na nossa cidade para que a gente possa superar essa pandemia”, disse.

Braide afirmou que serão instalados postos descentralizados de vacinação para viabilizar maior rapidez e capilaridade do Plano.

"Nós estamos trabalhando com a possibilidade de colocar postos de vacinação nos terminais de integração - para facilitar a vida daqueles que já estão passando ali - nas escolas municipais, que a gente sabe que nesse início ainda não vão reabrir em sua totalidade por conta da pandemia, e têm espaços amplos. Nós vamos colocar, também, pontos volantes na cidade, tendas que nós vamos preparar, espaços que nós vamos preparar para fazer as blitze da vacinação, onde a pessoa não vai precisar descer do seu carro para ser vacinada”, afirmou, destacando que, após a primeira fase de aplicação da vacina, uma grande preocupação será ter o controle dos vacinados, para que eles efetivamente atendam ao chamado para que se submetam à segunda dose.

Parceria institucional com o Governo será fundamental em São Luís

Em discurso na solenidade de diplomação, prefeito eleito mandou recado ao governador Flávio Dino pelo vice-governador Carlos Brandão, presente no evento, para abertura de parcerias

Os efeitos provocados pela pandemia do Covid-19 como a crise financeira, econômica e fiscal em São Luís têm a parceria institucional entre o Executivo Estadual e a Prefeitura como saída para parte do problema da escassez de recursos para novos investimentos.

Por isso, desde a campanha eleitoral, tanto o prefeito eleito Eduardo Braide, quanto o seu adversário, Duarte Júnior (Republicanos), pregam ações conjuntas com o Governo do Estado a partir de 2021.

Depois de eleito, Braide já reafirmou o interesse em firmar parcerias com o governador Flávio Dino (PCdoB) por políticas públicas na capital. O comunista, contudo, ainda não deu uma declaração sequer sobre o assunto.

“Leve ao governador do Estado que o momento é de união e que a prefeitura de São Luís sempre estará de portas abertas para fazermos as parcerias em prol do povo da nossa cidade“, declarou Braide ao vice-governador Carlos Brandão, durante o seu discurso na solenidade de diplomação dos eleitos realizada pela Justiça Eleitoral.

Apesar de atuar no campo político como adversário de Dino, Braide tem defendido uma gestão madura e com ações conjuntas que tenham potencial para melhorar a qualidade de vida da população ludovicense.

100 dias

Há duas semanas, em entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, no quadro “Bastidores”, do Bom Dia Mirante, Braide afirmou que já cobrou da sua futura equipe a definição de um plano de ação com medidas concretas a serem implementadas nos 100 primeiros dias de gestão.

Segundo ele, cada um dos auxiliares deve apresentar ainda no período de transição esse planejamento.

“Eu estou convocando a todos os nossos secretários e secretárias que apresentem um plano de ação para a cidade de São Luís. Então, todo aquele que eu convidei para fazer parte da nossa administração nos apresentará um plano de ação para que, nos primeiros 100 dias, a sua secretaria, a sua fundação, o instituto do qual ele estiver à frente, possa realmente apresentar à população já uma série de ações”, disse.

Na ocasião ele revelou que sua equipe de trabalho já estava praticamente toda montada. De lá para cá, alguns nomes foram revelados pelo próprio prefeito eleito em seu perfil em rede social.

“Eu disse a campanha inteira que governar é colocar as pessoas certas nos lugares certos. E foi isso que a gente fez na montagem da nossa equipe de governo”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.