Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Samba do Galo

O “Nosso Canto Buteco” sediará, nesta sexta-feira, o evento “Samba do Galo”, com apresentações de dois grupos tradicionais de São Luís: o excelente e sempre animado Argumento e o eletrizante Feijoada Completa. Hits consagrados nas vozes de grandes ídolos serão interpretados pelas duas bandas que fazem mais animadas as festas de São Luís. O espaço funcionará com a capacidade limitada, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19

CUIDADOSOS que estão com os efeitos da epidemia do coranavirus, Glória e Itaquê Mêndes Camara continuam isolados e já tomaram uma decisão irrevogável: só voltam a circular nos lugares da moda em 2021. E mesmo assim depois de tomarem a vacina
CUIDADOSOS que estão com os efeitos da epidemia do coranavirus, Glória e Itaquê Mêndes Camara continuam isolados e já tomaram uma decisão irrevogável: só voltam a circular nos lugares da moda em 2021. E mesmo assim depois de tomarem a vacina

A pandemia acabou…
Faço coro com o jornalista Caio Cigana quando diz que a pandemia acabou.
Sim, acabou com a vida de quase 1,7 milhão de pessoas no mundo. Acabou vitimando mais de 185 mil brasileiros. Vai acabar com números ainda piores.
A pandemia acabou com a confraternização natalina de muitas famílias, após meses de angustia que teimam em não acabar. Mas acabou também cansando parte considerável da população que, diante da exaustão mental, pesou prós e contras e decidiu pagar para ver.
A pandemia acabou dividindo ainda mais os brasileiros. Acabou criando e alimentando a falsa dicotomia entre economia e saúde.
Acabou por confirmar a percepção de que o principal órgão da área da saúde no país não segue sempre o caminho da ciência. Acabou se transformando em oportunidade para passar a boiada. Acabou levando o Brasil, com certo orgulho dos responsáveis, a se isolar no mundo.
Acabou se transformando em uma tragédia para o aprendizado da esmagadora maioria das crianças brasileiras.
Também acabou levando a um esforço sem precedentes de cientistas para desenvolver em intervalo recorde vacinas eficientes e seguras. Mas a politização e a desinformação acabaram fazendo crescer de forma assustadora o número de pessoas que desconfiam da vacina no Brasil, país que tem - ou tinha- uma invejável tradição em campanhas de imunização. É surreal existir sabotagem contra a única opção viável para, aí sim, acabar com a pandemia.
Só a esperança no fim deste pesadelo não pode acabar.

Edital
A Universidade Federal do Maranhão publicou edital que contém as normas, rotinas e procedimentos que regem o Processo Seletivo Especial para Ingresso nos Cursos de Graduação da instituição, na modalidade de Educação a Distância (EaD), para o primeiro semestre de 2021.
No total, são ofertadas 1.017 vagas divididas entre Ampla Concorrência, Pessoas com Deficiência e Escola Pública, em que se inclui, por exemplo, renda familiar per capta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Sincronia semafórica
A Prefeitura de São Luís deu início aos testes de implantação do programa “Onda Verde” na capital.
A ação, que faz referência à cor verde dos semáforos e à sincronia entre eles, está sendo executada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes para facilitar a fluidez do tráfego, diminuindo a interrupção do fluxo de veículos por meio da abertura sincronizada dos sinais ao longo das vias.
Inicialmente, o programa vai contemplar o Complexo Viário da Forquilha, alcançando toda a extensão da Avenida Guajajaras, até o cruzamento com a Avenida dos Franceses.
Em seguida, o novo sistema de sincronismo semafórico será implantado nos principais corredores viários de São Luís.

TRIVIAL VARIADO

Papai Noel, o bom velhinho que tanto alegra os nossos natais, também trouxe, mais uma vez, na indumentária, no meio de transporte e na bagagem um bom motivo para reflexão.

Veja você que ele sempre desembarca aqui após desfilar na neve num trenó puxado por renas. Neve aqui? Nunca existiu. Trenó? Só se conhece o do próprio ou em filmes. Renas? É um animal de frio, gordo por natureza, que se posto aqui na temperatura ambiente morre em minutos jorrando sangue por todos os lados.

Sabe por que ele nos chega assim? Porque não veio, foi trazido para cá pelo colonizador europeu. Lá na Europa agora é inverno. Ele foi importado da Lapônia, na Finlândia, país gelado por natureza, para cá, onde
é verão de até 40 graus.

Nada contra o bom velhinho, que enche nossas vidas de alegria. Mas convém lembrar, para refletir: esse mesmo colonizador foi na África, pegou os negros como bichos, muitos morriam no caminho e eram jogados no mar como bichos, e o pior: o candomblé, a religião que veio com eles, é coisa do diabo.

Ou seja, veio da Europa é de Deus, veio da África é do inferno. Triste que isso ainda persiste embalando uma chaga moral que vem lá dos tempos das cavernas, o racismo.

Milhares de pessoas já morreram e ainda hoje morrem por isso. Queremos o velho Noel na causa. Ou que ele, com neve, renas e tudo, contribua para nos dar o maior dos presentes, o senso do respeito elementar. Lá adiante, quem sabe?...

Preocupado com a nova mutação do coronavírus registrada no Reino Unido, um grupo de gestores de Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe pediu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a suspensão imediata de voos com origem ou destino naquele país.

O grupo sugeriu também que o governo federal solicite quarentena “para todos os passageiros que vierem dos demais países europeus e que, durante o período de isolamento, façam exames RT-PCR”.

Em resposta, o Ministério da Saúde informou que, por meio da Portaria 630/2020, entra em vigor na próxima quarta-feira a restrição de entrada, por rodovias, portos e aeroportos, no Brasil para estrangeiros de qualquer nacionalidade. No entanto, a pasta não decidiu pela suspensão dos voos como querem os governadores.

Carlos Eduardo Bandeira e Stefanie passam as festas de fim de ano em São Luís isolados no apartamento dos pais dele, Thatiana e César Bandeira, com o filho Giovane, que veio conhecer os avós
Carlos Eduardo Bandeira e Stefanie passam as festas de fim de ano em São Luís isolados no apartamento dos pais dele, Thatiana e César Bandeira, com o filho Giovane, que veio conhecer os avós

DE RELANCE

Balanço das ações
O relatório de atividades da Assembleia Legislativa do Maranhão deste ano aponta alta produtividade no período. Dentre os resultados positivos apresentados estão a aprovação de 1.257 Indicações, 100 Projetos de Decreto Legislativo e 58 Projetos de Lei Ordinária. O balanço das ações, referente à Segunda Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Alema, aponta ainda a aprovação de 130 Requerimentos, 12 Projetos de Resolução Legislativa e uma Proposta de Emenda Constitucional.

Balanço das ações... 2
O resultado é fruto de 70 sessões ordinárias; nove sessões remotas extraordinárias, realizadas nessa modalidade devido à pandemia da Covid-19; e quatro sessões extraordinárias presenciais. O relatório foi produzido pela Diretoria Geral da Mesa, Diretoria Legislativa e Diretoria de Documentação. Teve como base o período de 4 de fevereiro a 18 de dezembro e mostra a quantidade de proposições de cada um dos poderes, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.

Vigilância Sanitária
Os agentes da Superintendência de Vigilância Sanitária visitaram restaurantes, bares e casas de eventos localizados nos bairros do Calhau e Avenida Litorânea, em São Luís. A ação buscou esclarecer e direcionar gerentes dos estabelecimentos quanto ao cumprimento de decretos e portarias publicadas pela Casa Civil, que determinam medidas sanitárias segmentadas para a realização de eventos. Até o fim desta semana, 15 estabelecimentos serão visitados na capital maranhense. As ações são orientadas pela Portaria 42 e pelo Decreto 36.203, que são regidos pela Portaria 34 da Casa Civil, responsável por estabelecer os dispositivos legais relativos à prevenção e diminuição da contaminação pela Covid-19 no Maranhão.

Lanche doce e salgado
Depois de o Burger King ter lançado o seu sundae com batata frita em Singapura, parece que a brincadeira de misturar o doce com o salgado foi longe demais. O McDonald’s se sentiu desafiado e agora está vendendo um sanduíche de carne de porco com bolacha. O lanche traz a tradicional carne de porco cozida coberta por biscoitos Oreo. A bolacha, com cobertura de chocolate escuro e recheio de chocolate branco, é triturada e colocada sobre a porção de carne de porco. O lanche leva ainda um creme salgado semelhante à maionese. A divulgação do novo lanche está disponível no perfil do McDonald’s na rede social Weibo. A empresa diz que a edição limitada tem apenas 400 mil itens para serem comercializados.

Confirmação de Flávio
O governador Flávio Dino confirmou que deixará o comando do estado em abril de 2022. Motivo: ele será candidato. No entanto, ele não revelou qual cargo pretende disputar. Frisou que aproveitará 2021 para trabalhar pela manutenção do seu grupo político e definir a chapa majoritária a qual apoiará. O governador ainda afirmou que, ao longo de 2021, vai trabalhar para deixar tudo pactuado com os partidos que dão sustentação ao seu governo. As declarações encerraram especulações de bastidores de que ele poderia permanecer no cargo para ajudar a eleger seu sucessor.

TVN orienta
Com a chegada das chuvas é preciso proteger todos os equipamentos. O Instituto de Meteorologia emitiu alerta sobre o registro de possíveis temporais para os próximos dias em São Luís e região, e recomendou inclusive que em hora de fortes chuvas e raios, o melhor é desligar da tomada todos os equipamentos eletrônicos. A TVN aproveita para sensibilizar também seus usuários com dicas para garantir mais segurança e proteção de equipamentos eletrônicos como computadores e TV´s.

TVN orienta... 2
Para melhor funcionamento e proteção desses equipamentos, e também já prevenindo contra as chuvas e raios comuns nesse período, a dica da TVN é que sejam sempre usados estabilizadores, nobreaks e filtros de energia juntamente com os decoder´s e moden´s da TVN direto e não apenas em casos de chuvas, a fim de proteger melhor os equipamentos. A recomendação é para que o uso desses protetores seja ininterrupto, ou seja, que os nobreaks sejam ligados direto junto aos aparelhos da TVN e demais eletrodomésticos; visto que os equipamentos eletrônicos precisam trabalhar com uma fonte de energia mais estável, a exemplo de nobreaks, estabilizadores e filtros de energia.

Para escrever na pedra:
“No Brasil, o impossível é apenas o outro nome do ‘vamos ver’. De Luís Fernando Veríssimo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.