Reformados

Moradia social no Centro Histórico e calçadão na Ponta d'Areia são entregues

Imóvel colonial abrigará famílias em situação de vulnerabilidade social; de novo espaço com deck e luneta para observação do mar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

[e-s001]São Luís - O prefeito Edivaldo Holanda Junior segue em um ritmo acelerado de entrega de obras pela cidade e na véspera de Natal, entregou as obras de restauração de um imóvel colonial na Rua da Palma, Centro Histórico, para uso como habitação social. A ação beneficiará 14 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Com isso, o prefeito Edivaldo amplia as políticas de sua gestão que têm garantido moradias dignas para milhares de famílias da cidade. Desde 2013, mais de 80 mil pessoas foram contempladas com moradia digna em São Luís. Também foi feita a entrega de novos espaços de lazer como a requalificação urbana da Avenida São Marcos, na Ponta d'Areia, com a construção de um calçadão e deck com lunetas para observação da orla da cidade.

"Nesta reta final de nossa gestão, estamos intensificando a agenda de entregas de obras por toda a cidade que estão transformando para melhor a vida da nossa população. Vamos garantir moradia digna para famílias do Centro Histórico com a entrega de casarões para uso como habitação social. Estamos entregando hoje o casarão colonial da Rua da Palma e deixaremos com obras na etapa final outro casarão da Rua do Giz. As famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade nesta região foram identificadas e cadastradas pela Prefeitura para que pudessem participar do sorteio para entrega das chaves. Ao longo da nossa gestão, já beneficiamos milhares de pessoas com a entrega de casas e apartamentos, garantindo um ambiente seguro para que elas possam viver", destacou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda.

Acompanharam ainda o prefeito nas entregas realizadas durante a manhã o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo; Urbanismo e Habitação; Mádison Leonardo Andrade; Criança e Assistência Social, Andréia Lauande; do presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade; do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão, Maurício Itapary; do deputado federal Pedro Lucas Fernandes; do deputado estadual Yglésio Moyses; da vereadora Concita Pinto; do promotor de Justiça do Meio Ambiente, Fernando Barreto; e do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Jorge Hiluy Nicolau.

Habitação social
Com as obras, o imóvel foi transformado em 14 unidades habitacionais, sendo duas adaptadas para pessoa com deficiência. Os apartamentos têm um, dois ou três quartos, além de sala, cozinha e banheiro. Para isso, foram feitos serviços de estabilização, construção e restauração, instalação de sistemas hidrossanitários, elétricos e de combate a incêndio, piso em cerâmica, forro em madeira, esquadrias em madeira, restauração dos gradis, escada em concreto e guarda corpo em inox, varanda com assoalho no pavimento superior e reforma do pátio interno.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, informou que a preservação do patrimônio histórico não se faz apenas com a restauração dos bens arquitetônicos. "É preciso garantir condições de ocupação destes espaços. Neste sentido, o IPHAN e a Prefeitura de São Luís têm uma parceria muito exitosa, que garante estes dois aspectos para a recuperação do patrimônio histórico da nossa cidade", comentou.

As unidades habitacionais são destinadas a famílias do Centro Histórico de São Luís, pertencentes à área Desterro, Portinho e Praia Grande, inscritas no cadastro da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico. "Já temos as famílias cadastradas e em breve será feito o sorteio das que morarão neste imóvel. Além da entrega dos apartamentos, a gestão do prefeito Edivaldo se preocupou em garantir o processo de adaptação para a nova moradia, incluindo reuniões de conscientização sobre a importância de preservação do patrimônio e a formação coletiva das regras de condomínio", explicou o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.

Segue em obras um casarão na Rua do Giz que também será destinado a habitações sociais. "A entrega deste casarão é um momento muito especial para todas as famílias que moram no Centro Histórico e aguardavam por esse benefício. Não é possível reabilitar esta região como espaço de convívio social sem prestar suporte a quem já mora aqui. Estamos recebendo o imóvel da Rua da Palma e em breve o da Rua do Giz também será entregue, beneficiando muito os moradores do entorno", afirmou Luís Claudio Nogueira, presidente da União de Moradores do Centro Histórico.

[e-s001]Urbanização da Ponta d'Areia
Também foi entregue nesta quinta-feira (24), a urbanização de um trecho de 500 metros do calçadão da Avenida São Marcos, na Ponta d'Areia, que foi recuperado, ganhou novo piso, acessibilidade, bancos para descanso e duas lunetas de observação terrestre para contemplação da orla da cidade. Com isso, o que antes era um espaço degradado e praticamente inutilizável se tornou mais uma área de lazer na cidade e sendo mais um cartão-postal para os turistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.