Estado Maior

Ligado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

O prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos) tem acompanhado de perto a apreciação do Orçamento do Executivo para 2021, na Câmara Municipal de São Luís.

Por dever de ofício, o futuro chefe do Executivo precisa saber exatamente qual será o montante disponível para a manutenção da máquina e o aporte que poderá ser utilizado para novos investimentos.

Marcada para a última terça-feira, a matéria acabou sendo adiada e não foi votada pelos vereadores da capital. A análise e votação deverá ocorrer somente na sessão remota da próxima terça-feira (29), quando os parlamentares retomarão às suas atividades na Casa.

A previsão é de que os vereadores aprovem um orçamento global de R$ 3,5 bilhões para o próximo exercício financeiro.

Contudo, Braide espera que haja, dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA), remanejamentos pontuais, mas prioritários, tendo em vista a crise provocada no município pela pandemia da Covid-19.

O prefeito eleito já anunciou um planejamento para apresentar ações concretas ao cidadão nos primeiros 100 dias de gestão. E ele tem como principais desafios para 2021 os setores de Saúde e Educação - com a possível retomada do calendário escolar -, daí a importância de “ajustes” na LOA.

O prefeito eleito aguarda agora sensibilidade dos vereadores que atuam na atual legislatura, para que ele consiga adotar as medidas administrativas necessárias no primeiro ano de mandato.

Balanço

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), avaliou o desempenho do Legislativo em 2020, em meio à crise de saúde pública.

Ele disse que durante a quarentena foram numerosos os desafios. Houve modernização dos processos com o uso de novas tecnologias, o que permitiu se utilizar o sistema remoto nas sessões.

- Além de prevenir a proliferação da Covid-19, utilizamos novas ferramentas de comunicação para continuar deixando a população por dentro de todo o trabalho que é realizado -, pontuou.

Mesmo sistema

A expectativa do Congresso Nacional é de que as sessões continuem no sistema remoto no início de 2021, com acesso restrito à Casa e discussões mais profundas somente por meio de videoconferência.

Até que o Plano Nacional de Vacinação contemple todo o público-alvo [de risco] e a pandemia permaneça, os trabalhos na Câmara e no Senado devem seguir no mesmo modelo.

Nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais, a situação é a mesma.

Salvou vidas

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) acredita que o auxílio emergencial, aprovado na Câmara em 2020, salvou vidas de milhares de pessoas.

- Em um ano extremamente difícil para o país, para a economia e para o empreendedor, ou seja, para o cidadão, o Congresso foi essencial. O Congresso foi sensível ao grave momento do país em decorrência da pandemia da Covid-19 e agiu de forma correta -, disse.

O parlamentar fez um balanço positivo de sua atuação na Câmara Federal em 2020.

Desafio

Um dos principais desafios do prefeito eleito Eduardo Braide para 2021 diz respeito à retomada do calendário letivo na rede municipal de ensino de São Luís.

As escolas estão fechadas desde o mês de março, quando foi declarada a Pandemia da Covid-19, e não houve avanço consistente para um sistema remoto.

O município não dispõe de tecnologia que permita a transmissão de aulas via internet, e boa parte dos alunos também carece de equipamento para ter acesso aos conteúdos.

Tablets

Logo após ter sido eleito prefeito, Braide afirmou que já havia conversado com a comunidade escolar, sobre a situação das unidades e o planejamento para 2021.

Na ocasião, ele adiantou que tinha por objetivo fazer um levantamento da possibilidade de a Prefeitura efetuar a compra de tablets com internet para os estudantes da rede pública.

Ele afirmou entender ser inviável que os estudantes tenham acesso às aulas pelo celular.

Por 2022

Ao admitir racha no grupo e buscar articulação para a recomposição de peças, Flávio Dino mostra que trabalha mesmo pela manutenção de Poder em 2022.

Em entrevista ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, Dino anunciou candidatura e disse que antes de deixar o cargo quer instituir um pacto por vagas no Senado, na Câmara Federal e na chapa para o Governo.

É uma estratégia já muito bem definida e desenhada para o pleito de 2022. Mas, o próprio comunista ponderou: é necessário que todos cumpram o pacto. Vai rolar?

DE OLHO

R$ 3,5 bilhões

é o Orçamento previsto para São Luís em 2021.

E Mais:

• Será protocolar a eleição para a Mesa da Câmara Municipal no dia 1º de janeiro. Osmar Filho deve mesmo permanecer como candidato único no pleito.

• Edivaldo Holanda Júnior deixará a gestão municipal com uma marca: novo paisagismo em São Luís. As praças públicas mudaram a “cara” da cidade.

• O trabalho de transição entre as gestões de Edivaldo e de Braide já está na fase de conclusão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.