Celebração diferente

Natal terá orações e cuidados extras

Famílias se adequam à pandemia e não deixam de se confraternizar e celebrar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Igrejas se adequam aos protocolos sanitários e em algumas é preciso reservar nome para assistir missa presencial
Igrejas se adequam aos protocolos sanitários e em algumas é preciso reservar nome para assistir missa presencial (Igreja da Sé )

São Luís - Muitas famílias maranhenses não abrem mão das orações nesta época do ano. Por essa razão, católicos e evangélicos irão às igrejas, que desde que foram reabertas prosseguem com programação obedecendo aos protocolos sanitários, como distanciamento dos assentos e disponibilização de álcool em gel, além de limite de pessoas dentro da igreja.

Segundo o pastor Davi Araújo, da Base Igreja Cristã, o tradicional culto natalino será realizado este ano no domingo, depois do Natal. Segundo ele, como medida preventiva, várias programações que deveriam acontecer ao longo desta semana estão sendo evitadas. “Optamos por fazer a nossa celebração natalina no dia 27, ou seja, neste domingo, segundo todos os protocolos sanitários. Desde quando reabrimos, aliás, estamos limitando o número de pessoas a 60% da capacidade máxima”, diz o pastor, informando que a congregação conta com duas igrejas em São Luís, sendo uma no bairro Recanto dos Vinhais e a outra no bairro Renascença.

A programação nas igrejas católicas, que incluem missas, cantatas e outras atividades, também obedecerá aos protocolos sanitários. Na Paróquia de São João Batista, no centro de São Luís, por exemplo, a Missa do Galo será realizada ao ar livre, na praça da igreja, no dia 24, às 18h30. A celebração campal será uma oportunidade para que as pessoas possam acompanhar, também, de dentro de seus carros. Ao público, será disponibilizado álcool em gel e haverá medição de temperatura. No dia 25 de dezembro, será a vez da Missa de Natal, a ser realizada às 10h.

Na paróquia São João Calábria, no bairro Cidade Operária, haverá missa no dia 24, às 19h, e no dia 25, no mesmo horário. No Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, as missas do Natal do Senhor acontecerão no dia 24, começando às 6h30 (Missa do Advento), 16h (Missa Solene de Natal), 18h (Missa Solene de Natal) e às 20h (Missa Solene de Natal), todas elas com acesso por meio de senhas.

Como uma das medidas preventivas ao novo Coronavírus, na maioria das igrejas católicas, como na Igreja da Sé e na Igreja de São João Batista, o público precisará reservar seu nome na lista para as missas presenciais. Na Igreja da Sé, o limite é de até 60 pessoas. Outras igrejas também estão controlando o quantitativo de fiéis nas celebrações.

Alerta
Os infectologistas alertam para cuidados nas celebrações tanto em casa quanto nos templos religiosos. No caso de reuniões em apartamentos, deve-se abrir todas as janelas. Além disso, uma boa tática para a troca de ar é a ventilação cruzada, quando um ventilador fica próximo da janela puxando o ar de fora para dentro, enquanto outro aparelho, em outra janela, faz o movimento inverso: puxando o ar de dentro para fora. Ao se alimentar, deve-se evitar compartilhar utensílios, como pratos e copos. Além disso, é muito importante o uso de máscaras e de álcool em gel.

Essas reuniões familiares, principalmente no momento da ceia, são consideradas grandes oportunidades de transmissão do novo coronavírus, uma vez que as pessoas não usarão máscaras e provavelmente conversarão mais efusivamente. Conversar em tons mais baixos e garantir o distanciamento de pelo menos 1,5 m, combinado a um ambiente arejado, pode diminuir o risco de contágio, conforme os infectologistas.

A decoração e a disposição do ambiente podem ser aliadas na luta contra a transmissão. É sempre recomendado o distanciamento entre as mesas e manter o ambiente aberto, ou realizar a ceia ao ar livre. É bom evitar decorações em que as pessoas queiram tocar e interagir, para evitar o contato em superfícies que possam ser infectadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.