Futebol e pandemia

Alta de casos de Covid-19 não muda o calendário do futebol

Brasil tem alta no número de mortes e novas infecções e campeonatos seguem sendo disputados, mesmo com algumas cidades em fortes restrições; Brasileirão terá rodada com São Paulo em alerta

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Jogadores do Internacional durante viagem para jogar pelo Brasileirão
Jogadores do Internacional durante viagem para jogar pelo Brasileirão (INTERNACIONAL AEROPORTO )

Com a alta de novos casos e mortes por coronavírus, o governador João Doria decidiu colocar todo o estado de São Paulo na fase vermelha no Natal e réveillon, entre os dias 25 a 27 de dezembro e 1º a 3 de janeiro. Outros estados também vêm registrando aumento de casos de covid-19. Apesar desse cenário, o futebol brasileiro segue em andamento, com deslocamentos dos times para as partidas. A presença do público nos estádios, é claro, ainda segue proibida.

Normalmente, os times estariam de folga nesta época do ano. No entanto, por causa da paralisação do futebol em razão da pandemia do coronavírus, a temporada só vai terminar em fevereiro de 2021. A 27ª rodada do Brasileirão, por exemplo, será disputada em 26 e 27 de dezembro. Nestes dias, em São Paulo, apenas atividades essenciais poderão funcionar, como mercados e farmácias.

"Nove meses se passaram, o Natal está chegando. Eu queria muito estar aqui dizendo que podemos celebrar de forma livre, com a nossa família, nas ruas, com aglomerações. Essa não é a realidade, o coronavírus não vai embora no Natal", afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, que se emocionou durante o anúncio. "Nosso patamar está elevado e queremos evitar que saia de controle".

A média móvel de mortes causadas por covid-19 no Brasil ficou em 776 vítimas na terça-feira, 21. Esse tipo de média leva em consideração dados dos últimos sete dias para corrigir distorções provocadas pelas variações nos registros. Nas últimas 24 horas, o país registrou 963 novos óbitos pela doença, com 55 799 novos diagnósticos confirmados.

A Confederação Brasileira de Futebol, por sua vez, não recebeu qualquer determinação das autoridades de saúde em relação ao andamento dos campeonatos. Desde o retorno das atividades no País, os times precisam seguir o protocolo elaborado pela entidade, como testes de coronavírus no elenco dois dias antes de cada partida e número reduzido de funcionários no estádio.
Os campeonatos estão na reta final. Na Copa do Brasil, os jogos de ida das semifinais foram disputados na quarta-feira, 23. Já o Campeonato Brasileiro tem mais 12 rodadas. A Copa Libertadores da América realizará as semifinais na primeira quinzena de janeiro de 2021 e a final, no Maracanã, está marcada para o dia 30 do mesmo mês.

Médicos dos clubes em alerta

A internação do técnico Vanderlei Luxemburgo por causa do novo coronavírus cinco meses depois de ter testado positivo pela primeira vez serve como alerta ao futebol. Assim como o ex-treinador do Palmeiras, vários outros jogadores têm apresentado diagnósticos confirmados da doença pela segunda ocasião.

A situação deixa médicos e equipes com a certeza de que mesmo elencos que atravessaram surtos numerosos de covid-19 não estão livres de terem novamente o problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.