Cidades | Equatorial Maranhão

Plantão especial vai assegurar fornecimento de energia no fim do ano

Plano operacional visa garantir a eficiência no atendimento em todo estado; serão mais de 2 mil profissionais trabalhando para evitar picos e falta de luz nos lares maranhenses
23/12/2020 às 14h25
 Plantão especial vai assegurar fornecimento de energia no fim do anoCentro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão (Divulgação)

São Luís - Com o objetivo de garantir a eficiência do fornecimento de energia, com qualidade e segurança, a Equatorial Maranhão montou um plano de operação especial para atendimento durante as festividades natalinas e de réveillon. Mesmo em um contexto atípico por conta pandemia, e festas com menos aglomeração, o clima das celebrações de fim de ano em família renova as esperanças à espera do ano que está chegando.

Serão quase 500 equipes e 2.007 profissionais, entre engenheiros, líderes, analistas, técnicos, controladores e eletricistas, que estarão em regime de plantão, para assegurar eficiência no atendimento em todo estado. As equipes que atuarão a serviço da Equatorial serão distribuídas em pontos estratégicos na capital e no interior, e estarão equipadas com tecnologia de última geração para agilizar o contato com o Centro de Operações Integradas (COI). O plano tem início às 8h do dia 24/12 e vai até o dia 3/01.

Equipes de manutenção pesada (equipadas com guincho, postes e transformadores); equipes de linha viva, aptas para trabalhar com a rede energizada e caminhões de poda também estarão de prontidão para efetuar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível, em caso de uma eventual ocorrência de grande porte. Além disso, serão mobilizadas equipes de apoio que poderão ser acionadas em uma possível contingência.

Manutenção preventiva
Ações preventivas ocorrem durante todo o ano, e foram intensificadas, objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano, e aumentar a confiabilidade das redes elétricas. E dentre as ações estão: inspeção prévia, lavagem dos componentes das subestações e das redes de distribuição para minimizar os efeitos da poluição; substituição de isoladores, implantação de espaçadores e podas de galhos de árvores. Essas ações ainda colaboram para minimizar o risco de acidente.

De acordo com o presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, o plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência para todo o Maranhão. “Preparamos esse plano com muita responsabilidade e organização, para que toda a nossa força de trabalho esteja focada em fornecer energia de qualidade a todos os maranhenses durante as festividades, em todos os lugares do Estado. Nosso objetivo é a máxima continuidade do fornecimento e um rápido atendimento a eventuais faltas de energia. Nosso preparo para esse período começa desde as manutenções preventivas realizadas nos meses anteriores até agora”, ressalta Augusto.

Atendimento
O atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pela WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a Clara, assistente virtual, além da Central 116, APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br , com 100% da operação.

Os pontos presenciais de atendimento ao cliente funcionam até a quinta-feira (24/12) às 13h e retornam na segunda-feira (28/12). Na quinta-feira (31/12) seguem o mesmo esquema no Natal, retomando as atividades da segunda-feira (4/1/2020).

SAIBA MAIS

Fique atento aos acidentes com quebra de postes

A Equatorial Maranhão alerta que alguns casos de falta de energia podem estar relacionados a acidentes em vias públicas com quebra de postes que muitas vezes comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas. Vale destacar a necessidade de redobrar a atenção na direção para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar o desconforto da falta de energia elétrica. E caso, as pessoas presenciem algum acidente com essas características, é importante entrar em contato imediatamente com a Equatorial, por meio da Central de Atendimento 116 e com o Corpo de Bombeiros 193 para que as medidas de segurança e restabelecimento do fornecimento sejam tomadas com maior agilidade.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte