Festas

Estudo mostra que 80% dos brasileiros farão compras de Natal em 2020

Dados da dunnhumby indicam que o online se mantém e um terço dos consumidores deve fazer compras da ceia de Natal de casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(natal compras consumo)

São Paulo - Em estudo promovido pela dunnhumby, empresa global líder em ciência de dados do consumidor, 80% dos brasileiros pretendem fazer compras de final de ano em 2020. Os efeitos da pandemia promoveram novos hábitos aos consumidores e segundo o estudo - que tem como objetivo avaliar os principais impactos da COVID 19 no país e as tendências para 2021 - um dos principais hábitos se mantém desde março de 2020: as compras online.

Cerca de um terço dos brasileiros seguem fazendo suas principais compras de forma remota e esse número se mantém para as compras de ceia de Natal em 2020. A tendência das compras online se mantém forte no Brasil, que coloca o país em quarto lugar no mundo, atrás apenas de países asiáticos: China, Coréia e Malásia, onde o e-commerce já estava bem desenvolvido mesmo antes da pandemia. O estudo aponta que 40% dos brasileiros já fazem suas compras online.

Em um ano complexo como o de 2020, o estudo aponta que os brasileiros pretendem manter o hábito das compras de Natal, mesmo que a comemoração deste ano seja em menor quantidade de pessoas. No entanto, dados apontam ainda que 43% dos brasileiros acreditam gastar menos com a ceia neste Natal. Já para os presentes, 47% pretendem gastar menos com esse tipo de compra em 2020.

O estudo promovido pela dunnhumby, que foi realizado em 21 países, indica ainda que uma das maiores preocupações dos consumidores brasileiros está relacionada à alta dos preços dos produtos. Cerca de 74% dos brasileiros estão sentindo que os preços dos produtos estão mais altos, enquanto um terço afirma que o maior fator de impacto no seu planejamento para as festividades este ano não é a preocupação com a pandemia (apontada como fator principal por 59% dos brasileiros), e sim as finanças pessoais.

Em uma outra onda deste mesmo estudo, promovida em setembro de 2020, 65% dos pesquisados identificaram um aumento nos preços dos produtos. Essa percepção seguiu oscilando desde maio desde ano, onde 59% dos brasileiros afirmaram ter percebido aumentos; já em junho, esse número havia ficado em 50%.

Especialistas da dunnhumby apontam que a percepção sobre o aumento de preço durante a pandemia se dá ao fato de que as pessoas trabalham mais em casa e os gastos com alimentos aumentaram. Além disso, o estudo mostra ainda que há pouca confiança do brasileiro na economia do país ou no estado das finanças pessoais. A junção desses fatores tem gerado consumidores em constante busca por preços mais baixos e promoções. Pensando nos varejistas, esta é a oportunidade de gerar maior valor agregado ao produto, visando a confiança do consumidor para 2021.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.