Em tempos de pandemia

Crianças lidam com uma nova realidade para encontrar Papai Noel

Em conversa com O Estado, Papai Noel conta como tem sido o encontro com as crianças durante o momento de pandemia, seguindo os protocolos de segurança

Bárbara Lauria/Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Papai Noel tem outras estratégias para deixar viva a magia do Natal
Papai Noel tem outras estratégias para deixar viva a magia do Natal

São Luís – O natal é uma época mágica para todas as idades, mas é justamente no imaginário da criança que o espírito natalino se renova. E com a pandemia da Covid-19, a preocupação desse ano foi garantir que as tradições se mantivessem, mas conscientizando os pequeninos da importância dos protocolos de segurança.

E é pensando nesse papel de conscientização que Mauro Belini, que trabalha há seis anos como Papai Noel, está todos as tardes no São Luís Shopping, esperando por crianças de todos os cantos da cidade que aguardam ansiosamente por este momento do ano.

“Nós estamos vivendo um ano diferente, né, e vamos torcer para ser o último ano nesta forma”. E de fato, está sendo diferente. Apesar da decoração de natal, renas e até mesmo os famosos ajudantes do Papai Noel, os Elfos, estarem presentes, neste ano o bom velhinho está atendendo as crianças por detrás de uma tela de vidro. A medida é uma forma de prevenção da propagação da Covid-19.

“É um trabalho de muito contato, as crianças vêm e querem nos abraçar, nos contar o que querem de presente, e a gente sente falta do abraço, até porque o Papai Noel tem um papel importante. Ele traz a magia do natal, o sorriso, a alegria e a esperança na vida da criança, e esse ano ele tem um papel ainda mais importante que é o de conscientizar aquela criança”Papai Noel
A importância de conscientizar

Mauro conta que apesar de estar sendo difícil, o papel dos pais para a compreensão das crianças sobre o momento em que estamos vivendo tem sido essência para a conscientização das crianças.

“É importante que as crianças se conscientizem sobre esse momento e estamos fazendo nossa parte, o Papai Noel tem aparecido de máscara, conversa com as crianças através da cabine e explica a situação. Mas tenho percebido que muitas das crianças já chegam tendo noção da situação e do porquê da distância. Elas já entendem e isso facilita a inovar o contato. Nós tiramos fotos através da cabine e conversamos muito. Elas sussurram o que querem de presente e, às vezes, como forma de expressar contato, colocam a mãozinha no vidro e eu posso colocar do outro lado. São poucas coisas, mas são situações que mantém vivo o espírito natalino”.

Protegido por um acrílico, Papai Noel busca interagir com as crianças
Protegido por um acrílico, Papai Noel busca interagir com as crianças

o que o Papai Noel quer de Natal?

“Meu maior desejo, nesse ano de pandemia, é que as pessoas não percam a esperança. Esperança de que as coisas vão melhorar, que vamos ter saúde, e que a vacina possa chegar logo para ajudar a sociedade. O vírus trouxe à tona uma série de problemas sociais e esperamos que essa vacina possa vir o mais rápido possível, para trazer a cura e a saúde. E também desejo que a esperança e o espírito do natal não morra. Essa é a nossa principal missão, fazer com que o espírito natalino seja renovado, principalmente para nossas crianças”, relatou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.