Fim de ano

Aumenta procura por árvores de Natal

Pequenas ou aquelas que medem mais de dois metros, as árvores são os principais símbolos do Natal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(árvore de natal)

São Luís - Um dos principais símbolos do período natalino tem tido alta procura no comércio da capital. É a árvore de Natal, objeto de decoração que, para muitos, não pode faltar nesta época do ano. Em algumas lojas, será preciso repor o estoque esta semana, devido ao crescimento da demanda.

Os consumidores saem em busca de árvores de Natal de todos os tamanhos, desde as pequenas até as que medem mais de dois metros de altura. Na Rua Grande, principal via de comércio da capital, é possível encontrar nas lojas ou mesmo com vendedores ambulantes.

“Eu sempre gosto de vender árvores e piscas-piscas, pois a procura é bem grande principalmente na semana antes do Natal. Brasileiro gosta de deixar tudo para a última hora e acaba comprando”, disse o vendedor ambulante Martifran Amorim.

Em casa, as árvores adquiridas no comércio ganham cores e se transformam, conforme a criatividade dos moradores. A empresária Leana Pinto, por exemplo, decorou sua árvore natalina com itens regionais. “Para passar uma mensagem de força, de perseverança e de dias melhores, homenageando as quebradeiras de coco babaçu, que apesar da lida difícil, nunca perdem a esperança em dias melhores”, disse.

Decoração

Em virtude da pandemia, como as pessoas ficaram mais sensíveis, de certa maneira, muita gente começou a decorar a casa mais cedo do que nos anos anteriores. As pesquisas no Google, no início de novembro, mostram isso.

No começo de novembro deste ano, em relação a 2019, houve 250% mais buscas para “árvore de Natal de 2 metros”, 180% mais buscas para “árvore de Natal grande” e 100% mais para “árvore de Natal”. No comércio físico, também houve mais demanda. Muitas lojas, principalmente as de bairro, foram até pegas de surpresa.

Com o aumento da demanda, os preços também subiram um pouco. Os piscas-piscas de 100 lâmpadas, por exemplo, que custavam R$ 8,99 ano passado, agora podem ser encontrados por até R$ 10,50. A árvore de Natal de fibra ótica, que foi o sucesso de anos anteriores, está 10% mais cara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.