Luto nas artes

Morre o artista plástico Tercílio Borralho

Bastante popular no bairro Madre Deus, onde morava, o maranhense estava debilitado e faleceu vítima da Covid-19; por causa da pandemia, não houve velório e o sepultamento ficou restrito a familiares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(tercilio borralho)

São Luís - Faleceu na noite de sábado (19) em São Luís, vítima da Covid-19, o artista plástico maranhense Tercílio Borralho, irmão do dramaturgo, ator e diretor de teatro Tácito Borralho. Ele era bastante popular no bairro Madre Deus, onde residia. Devido à pandemia, não houve velório e o sepultamento ficou restrito apenas à família. Ele tinha 73 anos.

Segundo Tácito Borralho, o irmão foi internado devido a uma queda no percentual de sódio. Depois, contraiu uma pneumonia. Até o décimo dia de internação, não havia apresentado nenhum sinal de Covid-19. “Com o recrudescimento da infecção, contraiu uma bactéria na garganta e foi entubado, para que o pulmão não fosse novamente infectado, pois já tinha melhorado 80%. Depois disso, foi detectado o novo coronavírus. O organismo não respondia mais a nenhum tratamento e ele faleceu no sábado, às 20h30”, disse.

O carnavalesco Sebastião Cardoso, que era amigo de Tercílio Borralho, disse que, apesar de não residir mais na Madre Deus, sempre que passava por lá, ele o chamava para conversar. “Tercílio era uma pessoa muito preservada pela família, que cuidava muito bem dele. É uma grande perda e estamos muito tristes”, disse.

Tercílio Borralho era natural do município de Primeira Cruz e iniciou os estudos na área artística com o pintor Espírito Santo, em 1963. Cursou História da Arte no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e chegou a expor trabalhos na Coletiva de Arte da galeria do jornal O Imparcial.

Na década de 1970, Tercílio Borralho participou da Coletiva da Pré-Bienal de São Paulo, a nível estadual. Em sua temática pictórica figurativa, costumava retratar mulheres do povo, amigos e pessoas de sua família.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.