Produção local

Fiema reforça importância de lei para a valorização de cachaças e tiquira maranhenses

Iniciativa busca valorizar a produção maranhense que contribui com a geração de emprego e para o desenvolvimento do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Ação, organizada pelo projeto, visa reconhecimento da tiquira como patrimônio imaterial do estado
Ação, organizada pelo projeto, visa reconhecimento da tiquira como patrimônio imaterial do estado (tiquira)

São Luís - Padronizar e valorizar a produção das cachaças e tiquira maranhenses. Essa foi a pauta central da reunião de planejamento de ações de 2021, realizada na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Iniciado em 2018, o projeto Cartima (Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão) é formado por entidades de classe, instituições governamentais e não governamentais, instituições de ensino e pesquisas e empresários com o objetivo de aperfeiçoar os métodos de produção, a formação de mão de obra, a realização de pesquisas e regulamentos para o setor, a fim de gerar oportunidades de desenvolvimento do mercado de cachaça e tiquira maranhense.

Em 2020, o Comitê Gestor do projeto – formado pelas instituições Fiema, Sindibebidas, Sebrae e Senai, renovou o Termo de Cooperação para a gestão e execução até 2022, mantendo os pilares de desenvolvimento – agricultura e meio ambiente, indústria, financeiro e mercado, mas com uma nova estrutura de mensuração de resultados e acompanhamento da evolução nas unidades produtivas no Maranhão.

“Esse projeto é importante para a cadeia produtiva de bebidas do Maranhão. A Fiema acredita no potencial do setor e na qualidade dos produtos que a cada ano vem conquistando renomados prêmios nacionais e internacionais. Hoje temos 8 cachaças e 1 tiquira, devidamente registradas s e regulamentadas junto aos órgãos competentes”, destacou Cesar Miranda, superintendente da Fiema.

No mesmo dia, foi entregue ao deputado estadual Ariston Ribeiro a minuta de um projeto de lei, que visa o reconhecimento estadual da produção de cachaças e tiquira maranhenses por gerar inúmeros empregos e contribuir para o desenvolvimento do estado.

Genuinamente maranhense
No encontro, também foi abordado sobre a campanha de mercado, que visa aproximar o setor produtivo do consumidor com oficinas temáticas realizadas com especialistas nos estabelecimentos da rede hoteleira, bares e restaurantes. Nesta ação, que conta com forte apoio Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA) e do Sindicato de bares e restaurantes (Sindebares/Abrasel) os funcionários serão treinados para orientarem os clientes na hora da escolha de bebidas e drinks preparados com os destilados maranhenses.

“A valorização da bebida típica do nosso estado é muito importante, pois uma vez que propiciamos essa visibilidade a tornarmos como mais um ponto de atração turística, o que proporcionará um fluxo maior de visitante para o nosso estado resultando na alavancagem dos negócios e geração de emprego no setor de turismo”, ressalta a superintendente da Sehama, Mary Silva.

Outra iniciativa que visa fortalecer o nome do Maranhão, entre os melhores estados com produtos de qualidade, será a ação organizada pelo projeto para o reconhecimento da tiquira como patrimônio imaterial do estado.

As ações do Patrimônio Imaterial visam reconhecer os bens culturais intangíveis aqueles que despertam a história e a memória do nosso povo que não estão materializadas. Tem a função de fortalecer o conhecimento, os saberes tradicionais, as formas de expressão, o jeito de ser, viver e fazer do maranhense.

“O registro de patrimônio cultural e imaterial marca a história, a memória e o modo de ser e de fazer dessa população maranhense no processo produtivo tradicional e artesanal da tiquira. A secretaria está conduzindo esse processo de reconhecimento e registro como – categoria de modo de produção, atendendo um pedido do projeto Cartima por meio do Sindibebidas/MA. É uma satisfação da Secretaria de Estado da Cultura contribuir com a marca da história de vida. É um ativo turístico, cultural e econômico, a tiquira proporciona assim a cadeia produtiva uma forma de desenvolvimento sócio-econômico a partir das outras instituições poderão potencializar esse produto. Queremos em 2021 finalizar o processo do modo de produção da tiquira e os atores principais: os mestres lambiqueiros. Muito feliz em ter essa parceira e em reconhecer a memória e a história desses mestres”, destacou o diretor de Patrimônio Imaterial da Secretaria Estadual de Cultura, Firmino Inácio Neto de Azile.

Parceiros como o Senar, Senac, IFMA, Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima), Sehama, (Sindebares/Abrasel) e Prefeituras também fazem parte da frente de apoio e execução do plano de ações previsto para 2021.

“Sou grato pela oportunidade que tive no desenvolvimento do meu negócio graças ao projeto Cartima, que foi concebido à luz do Sindibebidas/Fiema, e por ele reafirmo a importância da sua existência. Entendo que o Cartima é um projeto de extrema relevância, que tem conseguido desenvolver diversos projetos junto aos produtores de um modo geral, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento do seguimento, principalmente por possibilitarem o desenvolvimento de ações que atendem vários produtores simultaneamente, além de atender a necessidades que são comuns para a maioria. Penso que sempre podemos estar melhorando e buscando nos equiparar aos referenciais do mercado nacional”, avalia o empresário Helder Rocha, proprietário da Cachaça Guarnicê.

Reconhecimento
As marcas registradas maranhenses têm buscado constantemente aperfeiçoar seus processos produtivos ao participarem dos maiores eventos do segmento, inserindo o Maranhão no mapa de produção. Entre 2018 a 2020, os produtores contabilizam diversas premiações nos maiores concursos de bebidas destiladas nacionais e internacionais com várias medalhas de ouro, prata e bronze, em países como Estados Unidos, Bélgica, além do continente asiático e nos principais concursos de bebidas no Brasil.

“A produção das bebidas, é uma atividade econômica importante para as regiões onde são produzidas, porém o setor ainda é caracterizado por uma forte desorganização e desinformação da maioria dos produtores. Por isso, o projeto atua para que haja a integração das instituições parceiras juntamente com os produtores, com diversas ações, a fim de contribuir na resolução dos entraves existentes nesse setor produtivo, declarou o presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas), Jorge Luís Oliveira Fortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.