Atração

Fonte de água interativa é uma das novidades da obra da Fonte do Bispo

Esta semana foi realizado o teste do equipamento que emite luz e água ao som de música criando um balé aquático; obras do local serão entregues até o fim do mês e vão mudar o aspecto urbanístico do local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Fonte de água interativa será uma atração à parte no local
Fonte de água interativa será uma atração à parte no local (Fonte do Bispo)

Uma das novidades da obra da Fonte do Bispo que está sendo executada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior é uma "fonte músico-luminosa" que vai promover uma experiência interativa com os frequentadores do espaço. Toda a estrutura para o funcionamento da fonte já está instalada e agora estão sendo feitos os testes hidráulicos e da iluminação artística.

O prefeito acompanhou os testes de operação da fonte, uma das mais belas atrações do projeto de urbanização. A fonte é a primeira do tipo em São Luís e será ainda mais bonita à noite com um espetáculo de luzes e cores. No local, que promete ser o mais novo cartão-postal da cidade, há várias frentes de trabalho simultâneas, executando serviços de paisagismo, equipamentos das praças, terminal de transporte urbano e quiosques. A obra, que será entregue até o fim deste mês, mudará completamente a configuração urbana da área e será mais um ponto de encontro de moradores e turistas no Centro Histórico de São Luís.

"Está ficando muito bonito todo este espaço, mas uma atração especial será a fonte luminosa, que vai promover uma experiência interativa com a população, um verdadeiro espetáculo de beleza para todos que visitarem a praça, sincronizando o movimento dos jatos de água com as luzes coloridas, compondo uma espécie de balé das águas. Este é um local que vai ser o novo cartão-postal da cidade, vai servir de lazer não somente para quem mora no Centro, mas para todas as pessoas da cidade e também para turistas", enfatizou o prefeito Edivaldo.

As obras estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe). "As frentes de trabalho na Fonte do Bispo seguem ritmo acelerado, visando cumprir o cronograma planejado, com previsão de entrega da área do terminal, praça da Fonte do Bispo e do entorno neste mês de dezembro. A revitalização da região conta com um forte trabalho socioambiental realizado paralelamente à obra com oficinas de requalificação dos comerciantes em andamento. Em breve, um novo equipamento público será devolvido à toda a comunidade ludovicense", explicou o secretário da Sempe, Roberto Sousa.

FONTE

Quando estiver em funcionamento, a fonte será o mais novo cartão-postal da cidade, pois proporcionará um lindo espetáculo, que combinado com música e coreografia da própria água darão ao lugar a um evento que certamente será muito procurado e admirado pelos moradores da capital e turistas. A fonte conta com 49 jatos de água que serão sincronizados com o movimento das canções que tocarão no local, bem como as luzes em tonalidades vermelha, verde, azul, lilás e amarela. Duas caixas de som instaladas nas laterais garantirão a trilha sonora do espetáculo.

Para o funcionamento do equipamento foi construída uma cisterna exclusiva para o armazenamento da água que será utilizada no local. Quando ligada, a fonte jorrará 48 jatos d'água de cerca de 2 metros de altura e um jato central que pode chegar a 4 metros. A mesma água retorna à cisterna e passa por filtragem para que seja lançada limpa novamente, garantindo o funcionamento sustentável da fonte.

Também foi instalada uma caixa de bombas específica para garantir o funcionamento dos sistemas hidráulico e elétrico do equipamento.
Este tipo de fonte é muito comum nos principais parques urbanos de diversos países do mundo e de grandes cidades brasileiras. Agora a população de São Luís e os turistas que visitam a cidade passarão a contar com mais esta atração.

PRAÇAS

As equipes da Prefeitura estão trabalhando, ainda, nas áreas de passeio e de lazer das praças. Já foi concluída a concretagem e o acabamento do piso, que está sendo colorido em tons de amarelo e vermelho, todo o conjunto é composto por granilite, um tipo de concreto bastante resistente e de alta durabilidade.

Em geral, todo o projeto prevê também um novo trabalho paisagístico, tornando o espaço um local arborizado, ajardinado, com bancos, calçadas e passeios públicos providos de acessibilidade e conforto, nova iluminação, enfim, uma obra que visa transformar os aspectos urbanísticos da área, valorizando a arquitetura do local, que serve de interligação entre diversos bairros do Centro Histórico, como Praia Grande, Desterro e Madre Deus, entre outros.

TERMINAL

Destaque para a construção do terminal de transporte urbano da Fonte do Bispo. No local, as equipes da Prefeitura estão finalizando a pavimentação das vias de acesso e circulação de veículos. Já foram concluídas as fundações das plataformas, as pilastras de aço da cobertura e também o telhado, feito de material termoacústico. Os boxes de apoio, construídos em alvenaria de blocos de cimento também estão bem adiantados, em fase de acabamento, com instalações elétricas e hidráulicas, acabamento interno de cerâmica e revestimento externo de madeira sobre o reboco de cimento.

Há também os quiosques para venda de lanches. Em todo o perímetro do canteiro de obras, as equipes da Prefeitura trabalham na construção destas estruturas de alvenaria de blocos de cimento, reforçado com vigas de concreto armado, que vão garantir resistência e durabilidade, além de segurança para os comerciantes do local.

A previsão é de que se construa cerca de 8 quiosques de apoio (cada um com 2 a 4 unidades comerciais, basicamente para lanches). O projeto prevê rampas de acessibilidade, piso tátil para orientar portadores de deficiência visual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.