Imunização em massa

União Europeia começará vacinação contra Covid-19 em 27 de dezembro

Presidente da CE, Ursula von der Leyen, disse que os países do bloco começam a ação no mesmo dia; a vacina da Pfizer e BioNTech é apenas uma da seis que já foram contratadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sessão do Parlamento em Bruxelas em 16 de dezembro de 2020
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em sessão do Parlamento em Bruxelas em 16 de dezembro de 2020 (Presidente da Comissão Europeia)

LONDRES - Os países da União Europeia começarão a vacinar as pessoas contra a Covid-19 a partir de 27 de dezembro. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ontem,17.

"É o momento da Europa. Em 27, 28 e 29 de dezembro, a vacinação terá início em toda a UE", disse a presidente em uma rede social.

Na quarta-feira,16, von der Leyen disse que todos os 27 países do bloco começarão a vacinar sua população "no mesmo dia", assim que uma vacina for aprovada pelo órgão regulador europeu.

“Começaremos a vacinação o mais rápido possível todos juntos, todos os 27, no mesmo dia, da mesma forma que passamos por esta pandemia juntos”, disse Von der Leyen em uma sessão do Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês), com sede em Amsterdã, adiantou para 21 de dezembro uma reunião que discutirá a liberação da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. A Comissão afirmou que dará sua autorização até dois dias depois do sinal verde da EMA.

Os países pressionam por uma aprovação mais acelerada, depois que o Reino Unido autorizou vacinar sua população no início do mês. O país deixou a União Europeia no início do ano.

6 vacinas contratadas

A vacina da Pfizer e BioNTech é apenas uma da seis que já foram contratadas pela União Europeia. “No total, compramos doses mais do que suficientes para todos na Europa", disse a presidente. "E poderemos apoiar nossos vizinhos e aliados em todo o mundo."

Além da Pfizer, o bloco comprou os imunizantes da AstraZeneca, CureVac, Johnson & Johnson, Moderna e Sanofi-GlaxoSmithKline.

Se todas essas vacinas forem aprovadas, os 27 países – que somam cerca de 450 milhões de habitantes – terão, ao todo, dois bilhões de doses.

Aprovação pelo mundo

Sete países já aprovaram o uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech: Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Bahrein, Arábia Saudita, México e Singapura.

Reino Unido, EUA, Canadá e Arábia Saudita já começaram a aplicar a vacina na população. Esta semana, o governo americano também deve aprovar o uso emergencial de mais uma vacina – a do laboratório Moderna.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, sigla em inglês) resolveu antecipar a reunião para avaliar a vacina contra a Covid-19 das farmacêuticas Pfizer/BioNTech para o dia 21 de dezembro. No comunicado, a EMA explica que a reunião planejada para 29 de dezembro "será mantida, se necessário".

A EMA disse que recebeu na segunda-feira, 14, "informações adicionais" exigidas pelo comitê encarregado de analisar os medicamentos nos seres humanos.

No Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, comemorou e disse que "é provável que os primeiros europeus sejam vacinados antes do final de 2020".

Após possível aprovação pelo regulador da União Europeia, a Comissão Europeia deve aprovar formalmente a vacina Pfizer dentro de três dias

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.