Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

Ecoponto na Cohab Anil

A Prefeitura de São Luís inaugurou o Ecoponto Cohab Anil, vigésimo primeiro equipamento a entrar em operação, como parte integrante da política municipal de gerenciamento de resíduos sólidos, como entulhos de construção civil, resto de podas de árvores, descarte de equipamentos eletrônicos e materiais recicláveis em geral, como garrafas PET, papel e papelão, entre outros. Os investimentos executados nesta gestão levaram a capital maranhense a tornar-se referência nacional no setor, avançando cada vez mais para ser uma das cidades mais sustentáveis do Brasil.

O MÉDICO cardiologista José Bonifácio Barbosa comemorou no último dia 15, seus 50 anos de formatura. Por conta da pandemia só estavam presentes a família e os colegas de turma. Foi feito um evento intimista, e os seus colegas são todos do grupo de risco. Na foto acima, o Dr. João Furtado, Dr. Luís Buhatem, Dra Sônia, Trindade, Dr. José Bonifácio e Dr. Armando Bogea, todos da turma
O MÉDICO cardiologista José Bonifácio Barbosa comemorou no último dia 15, seus 50 anos de formatura. Por conta da pandemia só estavam presentes a família e os colegas de turma. Foi feito um evento intimista, e os seus colegas são todos do grupo de risco. Na foto acima, o Dr. João Furtado, Dr. Luís Buhatem, Dra Sônia, Trindade, Dr. José Bonifácio e Dr. Armando Bogea, todos da turma
O MÉDICO cardiologista José Bonifácio Barbosa comemorou no último dia 15, seus 50 anos de formatura.
O MÉDICO cardiologista José Bonifácio Barbosa comemorou no último dia 15, seus 50 anos de formatura.

Despedida
Três deputados estaduais se despediram da Assembleia Legislativa do Estado porque assumirão prefeituras municipais: Felipe dos Pneus, Rigo Teles e Fernando Pessoa.
Felipe assumirá a Prefeitura de Santa Inês e Rigo Teles, a de Barra do Corda. Já Fernando Pessoa será o prefeito do município de Tuntum.
Os três foram saudados por colegas de Plenário que a eles desejaram sucesso.

Mudança de horário
A partir de hoje, os shoppings de São Luís passam a contar com um horário de funcionamento diferenciado.
A mudança, já esperada, se dá em virtude das compras de fim de ano, proporcionando muito mais tempo aos consumidores.
E foi anunciada, por exemplo, pelo Shopping da Ilha, um dos que recebem grande volume de consumidores.
Até o dia 23, o shopping funcionará das 9h às 23h. No domingo, dia 20, funcionará das 10h às 22h.
No dia 24, véspera de Natal, o funcionamento será apenas das 9h às 18h, reabrindo na quinta-feira (25), Dia de Natal, apenas a Praça de Alimentação, das 12h às 22h.
Já no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, o shopping abrirá as portas às 9h e encerrará as atividades às 18h, reabrindo no dia 1º de janeiro, apenas a praça de alimentação, das 12h às 22h.

Em Imperatriz
O desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou, ontem, a 2ª Vara da Fazenda Pública na Comarca de Imperatriz.
O evento foi transmitido ao público pelo perfil oficial do TJMA no Youtube.
A 2ª Vara da Fazenda Pública foi criada pela Lei Complementar 104/06 e transformada pela Lei Complementar 140/11.
A juíza Denise Pedrosa Torres é a titular da nova unidade, que possui um acervo de cerca de 6 mil processos, entre físicos e eletrônicos.
Na solenidade, Lourival Serejo destacou que o momento da instalação da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz representa o cumprimento de uma de suas metas prioritárias de gestão, a meta 19.

Novo Cinema
Entre os dias 19 e 22 deste mês, a terceira edição da Mostra do Novo Cinema Maranhense exibirá as 20 produções selecionadas, entre longas, curtas-metragens e videoclipes.
Ao todo, 161 filmes de diversas regiões do Maranhão foram inscritos. E as exibições ocorrem via internet.
Além da exibição de doze videoclipes, seis curtas e dois longas selecionados, a mostra realizará três lives sobre “Cinema Nordestino Contemporâneo” pelas redes sociais.

TRIVIAL VARIADO

Candidatos e partidos prestariam um baita serviço à democracia se apresentassem, além de planos de governo, planos de oposição. Esse instrumento não existe, mas faz falta. Quando se elege, um político tem uma série de compromissos a cumprir. Raras vezes o prometido é entregue mas, pelo menos, pode ser avaliado e cobrado.

Já os que não se elegem sentem-se absolutamente liberados para transformar os quatro anos subsequentes em território de mágoa, demagogia e vingança. Seria honesto e digno que, na hora em que se apresentassem para disputar cargos relevantes, dissessem também o que pretendem fazer caso não sejam os escolhidos. Não valem ideias genéricas do tipo “defenderemos os projetos de interesse do país”.
Quais projetos? Qual a sua visão sobre oposição? As respostas a essas perguntas são fundamentais para um país hoje polarizado e tensionado na sua esfera política, respostas tão importantes quanto as oferecidas pelos vencedores da recente eleição.

A partir de janeiro de 2021, não é apenas o governo que definirá o futuro do país. A oposição é o outro lado desse espelho, um lado que não assume compromissos claros e que, por isso, sucumbe à tentação de se tornar irresponsável e destrutivo.

A propósito: vem sendo assim nas últimas décadas e, ao que tudo indica, será ainda pior nos próximos anos.

O presidente do sistema Faema/Senar e do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho de Sousa, recebeu na última quarta-feira, na sede da Câmara Municipal de São Luís, o título de Cidadão de São Luís.

Em tempo: da solenidade participaram vereadores, o secretário da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semapa), Emerson Macêdo, que representou o prefeito Edvaldo Holanda, o presidente da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Continua sendo muito prestigiado o happy hour do São Luís Shopping, que neste final de semana, em clima de Natal, tem a seguinte programação: nesta sexta-feira, tem a apresentação da Banda do Rafão, às 18h30; no sábado, às 12h, Banda Musique, e às 18h30, Léo Djow. No domingo, 20, às 12h, é a vez de Wendell Cosme.

DE RELANCE

Inquérito vacinal
A Secretaria Municipal de Saúde de São Luís tem somado esforços junto ao Ministério da Saúde para realização do Inquérito de Cobertura Vacinal nas capitais brasileiras. Em São Luís, a pesquisa iniciou esta semana, em toda a cidade, e pretende retirar uma amostra de 900 crianças nascidas no ano de 2017.

Inquérito vacinal 2
A pesquisa tem a finalidade de saber sobre a cobertura vacinal até os dois anos de idade e quais as vacinas estas crianças estão recebendo, para que se verifique as que ainda não tomaram e, a partir disso, definir estratégias para o município. O Ministério da Saúde está realizando a pesquisa por meio da empresa Science (Sociedade para o desenvolvimento da pesquisa científica), que fará a pesquisa de campo por meio de um questionário em dispositivos móveis como tabletes.

Diplomação de Braide
O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, a vice-prefeita, Professora Esmênia e os 31 vereadores titulares foram diplomados no fim da tarde de ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A cerimônia foi presidida pelo juiz Brígido Lages. Durante o evento, Braide também pregou união e disse que deseja estabelecer parcerias com o governador Flávio Dino (PCdoB).

Romances e folhetins
A editora HarperCollins Brasil anunciou a aquisição dos romances e folhetins de Nelson Rodrigues (1912-1980). O primeiro título será “Asfalto Selvagem: Engraçadinha, Seus amores e Seus Pecados”, em fevereiro de 2021. Alguns dos livros do projeto foram assinados pelo autor sob os pseudônimos Suzana Flag e Myrna. Nos próximos dois anos, a HarperCollins promete publicar as dez obras em romance e folhetins de Nelson Rodrigues, muitos deles há anos fora de catálogo. Também lançará “Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo”, criado a partir de depoimentos e entrevistas do autor, com organização da filha Sonia Rodrigues.

Orçamento 2021
O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, ontem, projeto de lei de autoria do Poder Executivo que prevê o Orçamento do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2021, cuja receita global é estimada em mais de R$ 21 bilhões. Encaminhado pelo governador Flávio Dino, o PL contempla todos os setores da administração pública e prevê recursos para o pagamento dos servidores em geral, especialmente pensionistas e aposentados, no exercício de 2021. Na Mensagem Governamental encaminhada ao Poder Legislativo, o governador reafirma a política de austeridade fiscal e explica os principais aspectos levados em consideração na elaboração do projeto.

Novo presidente da AMASP
O empresário Manoel Antônio Souza Barbosa é o novo presidente da Associação Maranhense de Supermercados (AMASP) para o biênio 2021/2022. Não havendo outra chapa registrada conforme edital publicado no dia 25 de agosto de 2020. Ele foi eleito por aclamação durante Assembleia realizada segunda-feira, dia 14, que reuniu a diretoria da entidade. O empresário assumirá o cargo em 2021 em cerimônia de posse, marcada para o dia 21 de janeiro, na sede da Amasp.

Queda do índice de confiança
O comércio está menos confiante neste fim de ano. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou queda de 0,5% em dezembro, alcançando 108,5 pontos. É a primeira redução desde junho, quando o índice havia atingido a mínima histórica. Na comparação anual, o Icec registrou queda de 13,3%. Embora o índice de confiança permaneça na zona de avaliação positiva, ainda está 20 pontos abaixo do nível pré-pandemia.

Queda do índice de confiança 2
A queda no índice é diretamente influenciada pela redução das expectativas para o curto prazo e das intenções de investimentos. Na satisfação quanto às condições correntes, o indicador (+1,7%) apurou a menor magnitude em comparação aos avanços dos últimos meses e, assim, segue na zona negativa. O subíndice referente às expectativas caiu pela primeira vez em cinco meses (-1,7%). Quanto às intenções de investimento, o subíndice também experimentou queda na variação mensal (-0,2%), a primeira desde julho.

Para escrever na pedra:
“O que há de belo num mistério é o segredo que ele contém, e não a verdade que ele esconde”. De Eric-Emmanuel Schmitt

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.