Natal

Evite exageros com a comida nas festas de fim de ano

Dentre as orientações de profissionais de nutrição, deve-se evitar jejuar durante o dia e beliscar no preparo das refeições especiais para as festas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(ceia de natal)

SÃO PAULO-Mesa farta é convite para a "comilança" nas festas de fim de ano. Pode ser difícil resistir às tentações, que, muitas vezes, são mais calóricas que as refeições habituais. Mas, segundo Júlia Canabarro, nutricionista da startup de nutrição Dietbox, é possível aproveitar as datas sem cometer exageros..
A nutricionista dá outras dicas para minimizar os efeitos das festas de fim de ano Confira:

Se alimente normalmente
"Não tente se restringir durante o dia para poder ‘se permitir’ à noite. O ideal é garantir a saciedade com consumo de frutas, fibras, cereais integrais e água para não chegar à noite faminto", orienta.

Nada de beliscar
Beliscar os alimentos ao longo do processo de preparo não é uma boa ideia. "Normalmente, o ato de beliscar é feito sem pensar, movido pela ansiedade. Nestes casos, é comum nem percebermos o que estamos ingerindo", comenta. "Fazer um lanche da tarde equilibrado para sustentar a fome até a hora do jantar, e claro, manter uma boa hidratação são medidas essenciais", completa a nutricionista.

Escolha os alimentos do prato
No momento de montar o prato, a especialista da Dietbox ressalta a importância de priorizar as preparações mais naturais e, se possível, dar preferência a preparações assadas e temperos naturais. Já a porção servida pode depender da necessidade de cada pessoa, mas é essencial avaliar a saciedade e saber o momento de parar. "Apenas vale se atentar que, caso a quantidade ingerida seja muito alta, pode atrapalhar o sono e ainda causar problemas gastrointestinais", pondera.

Evite líquidos durante as refeições
Júlia alerta para a ingestão em excesso de líquidos junto às refeições, pois a prática pode gerar grande desconforto gástrico. Os alcoólicos merecem atenção redobrada, pois trazem efeitos negativos ao metabolismo, incluindo a desidratação.

Não se sabote na sobremesa
A dica do jantar também se aplica na sobremesa: avalie a saciedade. "Para quem está em um planejamento um pouco mais restrito, talvez optar por frutas ou comer apenas um dos pratos doces seja a melhor alternativa. Assim, pode ficar mais fácil manter um pouco mais de controle sobre o que ingeriu", aconselha.

Mesmo assim, cometeu algum exagero?
Se mesmo seguindo as orientações houve algum exagero, não tem problema. "No dia seguinte, não tente compensar fazendo uma restrição alimentar ou abusando de exercícios físicos. Um dia apenas não colocará tudo a perder. Procure comer alimentos leves e naturais como frutas, legumes e verduras, e hidrate-se muito", conclui a nutricionista da Dietbox .

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.