Natal

Dicas para montar decoração natalina com segurança

Investir em lâmpadas de LED e dispensar benjamins é uma das soluções para evitar acidentes elétricos

Com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17

SÃO LUÍS- A chegada do Natal anima as famílias a decorarem as casas, com enfeites luminosos, que muitas vezes utilizam energia elétrica. Para que as comemorações que marcam o final do ano sejam plenas de alegria e confraternização, sem riscos de acidentes, a Equatorial Maranhão alerta para os cuidados necessários com a instalação de enfeites animados e luminosos.

O cuidado com a decoração de Natal já deve começar no momento da compra. É essencial que os produtos luminosos sejam de boa procedência e tenham o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Investir em pisca-piscas com lâmpadas de LED, é a melhor opção de decoração, além de mais bonitas são bem mais econômicas, eficientes, duráveis, ecológicas e podem ser utilizadas tanto em ambientes internos quanto externos. Além disso, alguns cuidados podem ser tomados para evitar descargas elétricas ou mesmo a sobrecarga nas instalações elétricas internas das residências, são exemplos:

• Jamais utilizar uma única tomada para ligar vários aparelhos com o uso de benjamin, o famoso “T”. O ideal é usar o filtro de linha (réguas com várias tomadas e interruptor);
• Em casos de enfeites reutilizados de anos anteriores, sempre verificar antes de instalá-los para garantir que os fios não estejam ressecados, desencapados ou rompidos. Neste caso, o ideal é substituí-los;
• Sempre utilizar fita isolante ao invés das fitas crepe ou adesiva;
• Não manusear as luzes de natal com as mãos ou pés molhados;
• Não deixar crianças ou animais sozinhos perto de enfeites luminosos. Somente adultos devem manusear e instalar enfeites ligados à energia elétrica.

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Johnathan Taveira, reforça alguns cuidados para evitar acidentes com eletricidade. “Ao montar a árvore de natal coloque-a distante de cortinas ou quaisquer outros objetos/materiais que possam propagar chamas em caso de curto curto-circuito e sempre que se ausentar de casa, retire a decoração da tomada”, afirma o técnico.

A ornamentação de ambientes externos também requer cuidados redobrados, já que nesse período o estado do Maranhão está vulnerável às chuvas e ventos fortes, o que agrava os riscos de acidentes como choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios. A Equatorial Maranhão reforça algumas das precauções que podem ser tomadas para evitar esse tipo de acidente:
• Compre luzes adequadas ao ambiente em que será feita a instalação;
• Não faça instalações externas próximo à rede elétrica para evitar contato com cabos de tensão, e não utilize os postes como suporte para decoração;
• Nunca faça instalações externas ligada à rede de distribuição de energia;
• Não realize instalação de enfeites luminosos em áreas externas em dias de chuva ou gramado molhado.

Em situações de risco com instalações elétricas, desligue imediatamente o disjuntor geral e acione o Corpo de Bombeiros (190) e a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão (116).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.