Saúde

Espaço para capacitação de profissionais do SUS é inaugurado

Estúdio do Conasems será usado para cursos e programas informativos; também capacitará para vacinação contra a Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Ministro Pazuello na visita ao novo espaço
Ministro Pazuello na visita ao novo espaço (capacitação sus)

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou nesta quarta-feira, 16, da inauguração do estúdio de TV do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Localizado em Brasília (DF), o espaço será utilizado para gravação de aulas e cursos de capacitação de gestores e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Além da transmissão de cursos e capacitações, o Canal Conasems deverá comportar, no futuro, uma grade de programação televisiva, com entrevistas e programas que irão reconhecer o trabalho das equipes de saúde realizado nos municípios brasileiros.

Durante o evento, o ministro Pazuello elogiou a estrutura montada - que conta com estúdio de gravação, salas de produção, camarim e central técnica - e exaltou a possibilidade de usar o espaço em prol do SUS e dos brasileiros.

“O espaço vai possibilitar a execução de uma educação permanente com gestores e profissionais de saúde. Isso vai melhorar o atendimento para a população e, com isso, cumprimos a missão. Quando mais nos caminharmos para SUS, mais amplitude a gente tem. A TV é Conasems e é do SUS”, disse o ministro, que conheceu todas as instalações do prédio.

Três iniciativas estão previstas para estrear em breve no canal. Entre elas, está o Saúde com Agente, programa do Governo Federal que vai capacitar cerca de 380 mil agentes de saúde em todo o território nacional para realizar procedimentos como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura, entre outros. O objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária. Para isso, o Ministério da Saúde anunciou um investimento de mais de R$ 280 milhões.

“O objetivo do canal é levar aos trabalhadores da saúde a mensagem do Sistema Único de Saúde. Será um canal que o Ministério da Saúde vai utilizar da forma que quiser, para levar as informações para dentro das Unidades Básicas de Saúde”, reforçou o presidente do Conasems, Williames Freire. O gestor destacou também que a plataforma vai capacitar os profissionais de saúde que atuarão na vacinação da Covid-19.

Canal

A inauguração também contou com a presença do secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, e da secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, que ressaltou que o canal também será voltado para a população.

“Com o canal, vamos fazer programas para a sociedade, para incentivar a população a promover a saúde e o autocuidado. Isso é a lucidez de quem está à frente do SUS criando uma linha de cuidado que começa pela educação”, disse a secretária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.