Saúde bucal

Quatro motivos para intensificar a limpeza da língua

Acreditar que a limpeza da boca se resume apenas aos dentes, pode gerar problemas diversos à saúde bucal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Alguns cuidados com a limpeza da língua evita problemas bucais
Alguns cuidados com a limpeza da língua evita problemas bucais (saúde bucal)

SÃO PAULO- Acreditar que a limpeza da boca se resume apenas aos dentes, pode gerar problemas diversos à saúde bucal. Isso porque a língua está em contato direto com alimentos durante a mastigação e pode ser porta de entrada para bactérias causadoras de problemas bucais. Por isso, ela também precisa de atenção durante o processo de escovação. Para ajudar, a dentista parceira da Kess, Dra. Luciana Bruzadin, lista 4 motivos para intensificar a limpeza da língua e como fazer. Confira!

Evita mau hálito

“Depois de mastigarmos, os resíduos de alimentos se acumulam sobre a língua e dão início ao processo de fermentação que, consequentemente, causa mau hálito. Em casos mais graves, a falta de limpeza da língua pode provocar halitose, problema gerado pelo acúmulo de saburra, que nada mais é do que uma massinha branca ou amarelada que se forma sobre a língua quando não é limpa corretamente”, explica Bruzadin. A boa notícia é que estes problemas podem ser facilmente resolvidos com a escovação e limpeza constante da língua.

Melhora o paladar

“Nosso paladar também pode ser melhorado com a limpeza da língua, isso porque a camada de sujeira que se forma sobre ela interfere na sensibilidade das papilas gustativas e impede que o paladar identifique o sabor dos alimentos. Por isso, as refeições podem ser mais bem aproveitadas com a limpeza da língua”, pontua.

Fluxo salivar adequado

Segundo a profissional, escovar a língua também é super importante para manter o fluxo salivar adequado. “Quando a língua está suja, a boca pode produzir menos saliva ou alterar o pH de sua composição. Como consequência, podemos ficar mais suscetíveis a problemas como cárie, por exemplo.”

Diminui problemas bucais

“Outros problemas bucais como a gengivite e placa bacteriana podem ser evitadas com a higienização correta da língua, já que durante o processo de limpeza, os resíduos de alimentos ficam na língua e geram mais bactérias, podendo migrar para outras áreas da boca e até mesmo do corpo, são eliminados”, conta.

Como escovar a língua corretamente?

Assim como os dentes, a língua também precisa de um acessório específico para limpeza, as chamadas escovas linguais. Com as cerdas macias e os raspadores, é possível eliminar toda a sujeira e resíduos da superfície da língua que podem causar problemas à saúde bucal.

Confira o passo a passo:

Retire a espuma da boca;
Abra a boca e coloque a língua para fora;
Coloque a escova no fundo da língua e puxe em direção à ponta, com movimentos suaves;
Cuspa os resíduos e repita o processo até que a língua esteja limpa.

“É importante lembrar que não se deve fazer movimentos de vai e vem durante a limpeza da língua, isso porque, dessa forma, a sujeira pode ser empurrada para a garganta, correndo o risco de ser engolida”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.