Natal na pandemia

Programação natalina em hospitais vai ser diferente este ano

Crise provocada pelo novo coronavírus reduziu visitas a pacientes, porém o Natal deve compensar, tomando os cuidados sanitários

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Grupo Doutores do Sorriso atua há 11 anos levando alegria para pacientes em hospitais de São Luís
Grupo Doutores do Sorriso atua há 11 anos levando alegria para pacientes em hospitais de São Luís (Doutores do Sorriso)

São Luís - Os pacientes internados em hospitais tiveram um ano ainda mais complicado, já que o contato humano ficou escasso, visto que o distanciamento foi a palavra-chave para evitar contaminação pela Covid-19. Mesmo com esse cenário, hospitais estão tentando contornar a situação e não deixar que as festas de fim de ano passem despercebidas.

O Estado buscou saber como será a programação natalina em hospitais públicos e privados de São Luís. O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA) e o grupo Voluntário Doutores do Sorriso, informaram como será a programação de Natal deles.

Hospital Universitário
Com as adequações necessárias por causa da pandemia, o Natal para os pacientes do HU-UFMA, será um pouco diferente, mas nem por isso deixará de ser mágico. O enfermeiro e coordenador do grupo de trabalho de humanização do Hospital Universitário, José Neres de Sousa explicou como será a programação deste ano.

“A gente precisou se reinventar, utilizar as forças artísticas de funcionários, estudantes, residentes, para que a gente possa alcançar as pessoas e fazer um Natal, sem deixar passar em branco. Então, a gente propôs uma campanha que é o ‘Palavras Que Curam’, que é o segundo ano dessa campanha, onde toda a comunidade em geral, tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade civil pode participar mandando mensagens, que serão entregues no dia 24 de dezembro aos pacientes”, contou o enfermeiro.

José Neres explicou que também serão realizadas cantatas. Segundo ele, talentos internos foram descobertos. “A gente vai utilizar essa força interna para levar a mensagem de Natal. Durante a semana a semana que antecede o dia 25”, frisou.

Uma campanha de doação de presentes para as crianças da pediatria também está acontecendo no Hospital. A entrega será feita até o dia 24 de dezembro. “Também faremos outras atividades com eles, por exemplo, a gente tem uma atividade criada pela nossa pedagoga, onde os filhos da pediatria, as crianças, vão entregar cartões para as mães, cartões personalizados. Então a gente vai ter esse clima natalino aqui”, ressaltou, José Neres.

Doutores do Sorriso
Um grupo de voluntários do curso de medicina da Universidade Ceuma, chamado Doutores do Sorriso, já atua há 11 anos levando alegria para pacientes em hospitais de São Luís, porém, com a pandemia, suas atividades ficaram paralisadas.

O estudante de medicina, Gerson Jansen, 23, em entrevista a O Estado, disse que o grupo trabalha com ousadia e alegria. “Ousadia para enfrentar os desafios e alegria para sorrir nas piores situações”, explicou o estudante.

Para não deixar a época passar em branco, os doutores do sorriso estão participando de uma campanha “Nesse Natal: faça uma criança feliz”. Essa ação é realizada pela Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (LACIPED), com apoio da Liga Acadêmica do Trauma e Emergência do Maranhão (LATE). A instituição beneficiada será o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB)/ Fundação Antônio Dino.

O grupo fará parte da entrega dos brinquedos, livros, materiais de higiene, roupas, e doações em dinheiro. Essas doações estão sendo recebidas na Universidade Ceuma – Renascença.

Até o fechamento desta edição, apenas o Hospital Guarás e o Hospital UDI responderam. O Hospital Guarás afirmou que a unidade ainda não tem uma programação especial prevista. Já o UDI informou, em nota, que sempre realiza programação humanizada em datas especiais para os pacientes internados, e que este ano, em atenção a todos os protocolos sanitários decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a programação ainda está sendo definida.

O Governo do Estado também foi procurado e Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que cada unidade é responsável pela elaboração de atividades, respeitando os protocolos sanitários e as medidas de segurança para os pacientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.