IMPERATRIZ

Dezembro laranja aborda prevenção ao câncer de pele

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, estima-se que entre 2020 a 2022 sejam diagnosticados no Brasil 8.450 novos casos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Evitar a exposição solar das 10 às 16h horas também ajuda a prevenir o câncer de pele
Evitar a exposição solar das 10 às 16h horas também ajuda a prevenir o câncer de pele (câncer de pele)

Imperatriz - Depois do Outubro Rosa e Novembro Azul, chegou a vez do Dezembro Laranja, que visa combater e prevenir o câncer de pele. Doença, se descoberta no início tem 90% de chances de cura.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, estima-se que entre 2020 a 2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.450 novos casos de câncer de pele tipo melanoma, sendo 4.200 em homens e 4.250 em mulheres.

A enfermeira Maria Clara explica que o câncer de pele pode ser evitado, por isso é necessário conscientizar a população da necessidade de buscar o diagnóstico precoce, além de falar sobre as formas de prevenção correta.

“Eu sempre recomendo a todos evitarem horários de maior incidência solar, utilizar chapéus de abas largas para proteção, cobrir parte do corpo, procurar sempre locais de sombra, manter uma boa hidratação corporal, entre outras ações que são extremamente importantes para a prevenção do câncer de pele”, explica.

Ela ressalta ainda a importância do uso do protetor solar, já que a exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença, sendo o tumor maligno mais comum no país.

  • Fatores de risco
  • Pintas escuras
  • Exposição excessiva ao sol
  • Pele clara e que não se bronzeia facilmente
  • Fatores genéticos
  • Idade
  • História prévia de câncer de pele
  • Características imunológicas, entre outros sintomas que devem ser avaliados por um especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.