Imunização

Vacinação contra a Covid-19 começa nos Estados Unidos e no Canadá

Enfermeira é 1primeira a receber injeção em Nova York; Sandra Lindsay trabalha no centro de emergência contra o coronavírus de um hospital em Long Island, no norte do estado; vacinação acontece em pelo menos 145 pontos do país

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Enfermeira Sandra Lindsay recebeu ontem, 14, dose da vacina da Pfizer em hospital de Long Island, no estado de Nova York
Enfermeira Sandra Lindsay recebeu ontem, 14, dose da vacina da Pfizer em hospital de Long Island, no estado de Nova York (Vacinação EUA)

NOVA YORK - Os Estados Unidos e o Canadá começaram ontem,14, suas campanhas nacionais de vacinação contra a Covid-19, e nos dois países as primeiras pessoas a receberem a injeção foram profissionais da área da saúde.

Sandra Lindsay, uma enfermeira da cidade de Long Island, no estado de Nova York, foi a primeira a receber a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. A vacinação foi transmitida ao vivo, em um evento virtual que contou com a presença do governador do estado, Andrew Cuomo.

Lindsay trabalha na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Judaico de Long Island e está na linha de frente no combate ao coronavírus. "O que você faz todos os dias é o que faz um herói", disse Cuomo em mensagem direcionada à profissional de saúde.

O Canadá é o terceiro país que começa a vacinar sua população com o imunizante desenvolvido pela Pfizer e pela BioNTech. Anita Quidangen, uma assistente de um asilo médico na cidade de Toronto, foi a primeira pessoa a receber a vacina.

Os EUA e o Canadá começaram suas campanhas de vacinação nesta segunda, após a aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) no domingo (13). Profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19 devem ser os primeiros a receber vacina.

"Gostaria de agradecer a todos os trabalhadores da linha de frente e dizer que hoje eu me sinto esperançosa e aliviada, espero que esse seja o começo do fim desse momento tão difícil que estamos vivendo", disse Lindsay logo após ser vacinada.

O governador afirmou que ela é "a primeira americana a ser vacinada em um ambiente não experimental", mas isso não foi oficialmente confirmado por autoridades federais até a última atualização desta reportagem. Vacinações acontecem simultaneamente nesta segunda em pelo menos 145 centros pelos EUA.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse em uma rede social que "a primeira vacina foi administrada" e celebrou a aplicação: "Parabéns EUA! Parabéns, mundo!".

Uso emergencial

O diretor do CDC, Robert R. Redfield, comemorou no domingo a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos EUA. Neste sábado, o país registrou 3.309 mortes por Covid-19 nas 24 horas anteriores.

"Tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina Covid-19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais. Esta recomendação oficial do CDC segue a decisão da FDA de sexta-feira de autorizar o uso emergencial da vacina", diz Redfield.

Na avaliação do órgão, publicada no domingo, a vacina da Pfizer tem alta eficácia em todas as faixas de idade, sexo, raça, etnia e entre pessoas com "condições médicas subjacentes", assim como entre participantes com evidência de infecção anterior pelo Sars-CoV-2 (o novo coronavírus).

Na semana passada, a farmacêutica publicou um estudo com os resultados preliminares dos testes de fase 3 da vacina. Segundo a pesquisa, o imunizante teve 95% de eficácia. Isso significa, na prática, que 95% das pessoas vacinadas ficam protegidas contra a Covid-19.

Campanha no Canadá

Houve cerca de 13,5 mil mortes por Covid-19 no Canadá, e a maioria delas aconteceu em asilos.

O primeiro-ministro, Justin Trudeau, afirmou que os funcionários desses estabelecimentos terão prioridade na campanha de vacinação. Além deles, os moradores de reservas de povos originários também serão vacinados no primeiro momento.

A primeira remessa de vacinas chegou ao Canadá no domingo à noite. O país receberá 249 mil doses da vacina neste mês e esperava ter as primeiras 30 mil já na segunda-feira, 14, segundo o primeiro-ministro.

Outros países

O Reino Unido o Bahrein, a Arábia Saudita, México e Singapura aprovaram o uso da vacina da Pfizer na semana passada. No Reino Unido, a campanha de vacinação já começou.

Na semana passada, o Ministério da Saúde disse que o Brasil poderia ter vacinação contra a Covid-19 ainda neste mês ou em janeiro se a Pfizer conseguisse aprovação emergencial da sua vacina na Anvisa. O governo também disse que assinaria uma intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer.

Os anúncios foram feitos depois de o governo dizer, na semana anterior, que o Brasil não tinha infraestrutura para armazenar vacinas que exigissem temperaturas muito baixas de armazenamento – como a da Pfizer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.