Celebração

Paróquias fazem programação do período natalino

Cronograma inclui missas e cantatas natalinas; haverá limite de pessoas por celebração em igrejas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Igreja se preparam para as celebrações do Natal
Igreja se preparam para as celebrações do Natal (missa)

São Luís - As paróquias de São Luís já estão divulgando suas programações natalinas, que incluem missas e cantatas tradicionais, todas elas seguindo os protocolos preventivos do Ministério da Saúde, por conta da Covid-19. Na paróquia da Igreja de São João Batista, no centro da capital, por exemplo, a Cantata Natalina, uma das mais esperadas do ano, será apresentada pelo Coral São João, no dia 22 de dezembro, às 19h. Os ingressos custam R$30,00.

No dia 24, na mesma paróquia, será celebrada a Missa do Galo, na Praça da Igreja de São João, às 18h30. A missa campal será uma oportunidade para que as pessoas possam acompanhar a celebração, também, de dentro de seus carros. Ao público, será disponibilizado álcool em gel e haverá medição de temperatura. No dia 25 de dezembro, será a vez da Missa de Natal, às 10h.

Na paróquia São João Calábria, na Cidade Operária, a Cantata Natalina acontecerá no dia 23, às 19h30. No dia 24, haverá missa às 19h, e no dia 25, no mesmo horário. No dia 31, a missa será celebrada às 19h. Uma celebração também está prevista para o dia 1º de janeiro, às 19h.

Santuário
No Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, as missas do Natal do Senhor acontecerão no dia 24, começando às 6h30 (Missa do Advento), 16h (Missa Solene de Natal), 18h (Missa Solene de Natal) e às 20h (Missa Solene de Natal), todas elas com acesso por meio de senhas.

Na maioria das igrejas, como na Igreja da Sé e na Igreja de São João, o público precisa reservar seu nome na lista para as missas presenciais. Na Igreja da Sé, o limite é de até 60 pessoas. Outras igrejas também estão controlando o quantitativo de fiéis nas celebrações.

SAIBA MAIS

Reabertura

As igrejas em São Luís foram reabertas em junho, mas seguindo várias determinações da Vigilância Sanitária, no que diz respeito à limitação de fieis, uso de máscaras, distanciamento social e uso de álcool em gel.

Casos

Recentemente, os casos de coronavírus voltaram a crescer na capital. No último domingo, o Maranhão chegou a 197.056 casos e 4.380 mortes pela Covid-19, conforme os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O número de casos ativos também subiu e já chega a 4539.

Isolamento domiciliar

Deste número, 4199 estão em isolamento domiciliar, 213 estão internados em enfermarias e 127 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.