Hospital Universitário

Mutirão de cirurgias de vesícula e hérnia é realizado no HU-UFMA

Objetivo foi reduzir a fila de espera e também proporcionar aos residentes uma boa formação, sendo a prática fundamental para isso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Mutirão de cirurgias de vesícula e hérnia é realizado no HU-UFMA
Mutirão de cirurgias de vesícula e hérnia é realizado no HU-UFMA (Mutirão de cirurgias)

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou neste mês um mutirão de cirurgias de vesícula e hérnia com objetivo de reduzir a fila de espera, em decorrência das suspensões das cirurgias eletivas devido a pandemia do novo coronavírus e também para proporcionar aos residentes uma boa formação, sendo a prática fundamental para isso.

A primeira fase do mutirão iniciou dia 3 e se estendeu até o dia 5 e a segunda fase iniciou nesta quinta- feira, 10, e encerrou no sábado, 12. Com uma média de 16 pacientes por dia, foram ao todo 96 pacientes operados. Eles já faziam parte da fila de espera para as suas respectivas cirurgias, mas por conta da atuação do HU-UFMA nas atividades de enfrentamento à Covid-19, como medida de segurança, priorizou-se na ocasião as atividades específicas, suspendendo as cirurgias eletivas.

Atividades práticas

A ação trouxe impacto também nas atividades práticas para o desenvolvimento técnico dos residentes, como destaca o cirurgião-geral e chefe da Unidade de Clínica Cirúrgica do HU-UFMA, Artur Serra Neto

“ Esse mutirão traz uma importância duplicada, uma vez que além da necessidade de diminuir a fila, que atrasou durante a pandemia, entendemos que é um momento fundamental para a formação dos nossos residentes. As participações deles nas cirurgias são necessárias para o desempenho da prática profissional com qualidade e segurança. Por isso tem sido uma grande oportunidade para todos”.

As cirurgias foram realizadas na Unidade Presidente Dutra e contou com o empenho de toda a equipe envolvida.

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.