Eficiência

Auxílio emergencial conteve em 80% aumento da extrema pobreza no Brasil

Programa impediu cenário social catastrófico durante crise econômica gerada pela pandemia

O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Efitividade do programa foi testada durante pandemia
Efitividade do programa foi testada durante pandemia (Auxílio Emergêncial)

BRASIL - A coordenadora-geral de Produção de Indicadores do Departamento de Monitoramento da SAGI, Raquel Freitas, afirmou que o Auxílio Emergencial implantado pelo governo Jair Bolsonaro, aliado a outros programas, conteve de forma eficiente o aumento da extrema pobreza no país durante a pandemia. “Esses programas de transferência de renda conseguiram conter extrema pobreza em 80%. Temos estimativa de 2,1% da população em situação de extrema pobreza, Mas sem os programas teríamos alcançado 12,4%, um cenário muito mais alarmante”, disse.

Além do auxílio, também foram levados em consideração programas como Bolsa Família e benefício de prestação continuada (BPC) no impedimento de um “panorama desastroso”.

Em 2019 o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada conseguiram reduzir em 30% a extrema pobreza. Na ocasião a taxa observada ficou em 6,5%. Se não houvesse os programas de transferência de renda, o índice teria alcançado 9,4% da população.

Em 2020 com um cenário econômico agravado pela pandemia da Covid-19, o Auxílio Emergencial quase que triplicou este número. O programa teve um papel importante para evitar que uma parcela significativa de brasileiros figurasse em um ambiente crítico neste ano.

Hoje, a estimativa é que 2,1% da população esteja em uma situação de extrema pobreza. Com base em números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um estudo da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério da Cidadania indicou que se não houvesse os programas este índice teria saltado para 12,4% apontando um cenário alarmante, acima dos patamares de todos os outros anos da série histórica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.