Dezembro Laranja

254 casos de câncer de pele foram registrados no MA em 2020

De acordo com a SES, de janeiro a maio deste ano, 124 novos casos foram registrados no estado, porém, em dezembro, o registro chegou a 254 casos de câncer de pele melanoma e não melanoma

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(câncer de pele)

São Luís – Um registro da Secretária de Estado da Saúde (SES) mostra que no Maranhão, em 2020, 254 novos casos de câncer de pele, melanoma e não melanoma, foram registrados. De acordo com último boletim da SES, de janeiro a maio o número de novos casos era de 124.

Ainda segundo a SES, no estado, o melanoma maligno de pele, que é a forma mais grave da doença, representa 3,5% do total de casos diagnosticados nesse período. Apesar de ser menos comum, o tipo melanoma tem um nível maior de letalidade devido sua agressividade. Esse tipo da doença costuma se manifestar através de pintas escuras que apresentam modificações ao longo do tempo.

De acordo com o painel do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa era de 70 novos casos de câncer de pele não melanoma para o Maranhão em 2020.

Em 2019, segundo a SES, foram registrados 791 casos da doença no estado. Sendo o câncer mais incidente no país, de acordo com o Inca, no Brasil, pelo menos 180 mil pessoas são afetadas pela doença todos os anos, cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados.

Dezembro Laranja

Próximo ao verão, o mês de dezembro é conhecido como o mês de conscientização sobre o câncer de pele e tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e os perigos da alta exposição ao sol.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.