Gratitude

"Qualificar é Preciso" forma 21 pessoas para o mercado de trabalho

Com apoio do projeto Gratitude, do Grupo Mirante, pessoas de área de risco se especializaram em culinária; em 2020, seis projetos já foram realizados

Bárbara Lauria / Equipe O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Formandos do curso de culinária, que foi realizado pelo projeto Gratitute, exibem diplomas
Formandos do curso de culinária, que foi realizado pelo projeto Gratitute, exibem diplomas (Qualificar é preciso)

SÃO LUÍS – Regiane Lago Silva, 36 anos, tem cinco filhos e precisava de uma nova oportunidade para sustentar sua família, o que encontrou no projeto “Qualificar é Preciso”. Ela conta que com a finalização do curso de culinária vai poder ter uma oportunidade de emprego. “Passamos um ano aqui e pra mim é uma oportunidade, né? Uma oportunidade na área de trabalho, de crescer e aprender mais e mais. Eu almejo uma atividade agora que estou terminando o curso e recebendo o certificado”, disse a dona de casa.

Assim como Regiane, outras 20 pessoas foram atingidas pelo mesmo sentimento após terminar o curso de culinária do “Qualificar é Preciso”. E é a oportunidade de uma vida melhor que movimenta o projeto, como é destacado pelo coordenador e chef de cozinha, Marcos Oliveira: “É um projeto que assistimos pessoas da área de risco, carentes, para ajudar a pessoa a se qualificar e conseguir se ingressar no mercado de trabalho”, afirmou.

Funcionando há 18 anos com o apoio do projeto Gratitude, do Sistema Mirante, o “Qualificar é Preciso” é voltado para pessoas de áreas periféricas e de risco e aceita, inclusive, pessoas que estão em tratamento na CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial) e possui uma carga horária de 216h. Neste ano, devido a pandemia, o curso, que normalmente tem a duração de seis meses, teve um intervalo temporário para evitar a propagação da Covid-19. Essa edição contou com o apoio do Fórum de Desenvolvimento do Jaracaty, onde foi realizado.

Culinária

Apesar do curso, neste ano, ter sido voltado para a comunidade do Jaracaty, em São Luís, pessoas de todos os lugares puderam participar. Foi o caso de Rafael Chaves, 26 anos, que veio do Pará para poder se especializar na culinária.

“É um curso que me chamou bastante atenção pela qualificação e porque hoje precisamos de gente profissionalizante, que tenha um desenvolvimento na área da cozinha Industrializada. O curso foi uma bela oportunidade para as pessoas que precisavam. Eu só do Pará e ganhei essa vaga, então vim de lá e estou muito feliz com essa oportunidade”, relatou o jovem.

De acordo com o coordenador do curso, após a certificação os alunos são enviados para estágios ou para outras oportunidades de emprego, de forma a garantir uma renda após a diplomação.

O Gratitude

O Projeto Gratitude é uma ação realizada pelo Grupo Mirante, em parceria com a empresária Rafaela Albuquerque, com o apoio do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão. Por meio das ações, várias famílias de baixa renda são beneficiadas. Em 2018, por exemplo, foram arrecadados mais de R$ 160 mil, que foram distribuídos entre 10 instituições filantrópicas. A edição 2019 foi lançada em julho, com a participação das madrinhas organizadoras do evento. Em 2019, no lançamento, foi divulgado o calendário de atividades do projeto.

Em 2020, seis projetos já foram realizados pelo Gratitude, incluindo a entrega de escola-creche no bairro do Sacavém e a realização de lives para a arrecadação de doações destinadas a creches e famílias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.