termômetro

Pesquisa mostra que aprovação de Bolsonaro segue estável

Avaliação se mantém no melhor nível desde o início do governo

José Linhares Jr / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Cerca de 37% dos entrevistados aprovam governo
Cerca de 37% dos entrevistados aprovam governo (Jair Bolsonaro)

SÃO PAULO - Pesquisa nacional do Datafolha feita por telefone nos dias 8 e 10 de dezembro, na qual foram ouvidas 2.016 pessoas, revela que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mantém sua avaliação no melhor nível desde que começou o mandato.

A pesquisa mostra que 37% dos brasileiros acham o governo de Bolsonaro ótimo ou bom, mesmo nível da rodada de 29 e 30 de agosto. Os que caracterizam a gestão como ruim ou péssima oscilaram negativamente de 34% para 32% e os que avaliam como regular são 29% (eram 27%). A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Apesar da euforia inicial pelos números, Bolsonaro segue sendo o presidente com pior avaliação no mesmo período do mandato. Isso considerando aqueles eleitos pelas urnas para um primeiro mandato depois da redemocratização de 1985. O único com avalização pior do que a de Bolsonaro nessa altura do mandato foi Fernando Collor.

Em fevereiro de 1992 Collor tinha rejeição de 48% e aprovação de apenas 15%. Fernando Henrique Cardoso (PSDB, 45%), Luiz Inácio Lula da Silva (PT, 47%) e Dilma Rousseff (PT, 62%) tinham aprovações superiores às de Bolsonaro a esta altura de suas primeiras gestões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.