Coronavírus

Demanda por psicólogos cresce 134% em novembro, aponta pesquisa

Desgaste emocional por conta da pandemia impulsiona busca pelo profissional, principalmente de forma remota

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(pandemia / covid-19 / coronavirus)

SÃO PAULO - A pandemia vem afetando tanto a saúde física quanto a mental das pessoas. Segundo uma pesquisa feita pela Vittude em parceria com a OpinionBox, 50% dos entrevistados afirmaram que a crise impactou negativamente sua saúde mental. O estudo também apontou os reflexos físicos desse desgaste: 33% compartilharam que sofriam com insônias; 28% estão mais fatigados e 11% têm perda de apetite.

Para lidar com tamanho estresse, uma das soluções é buscar um psicólogo. De acordo com o GetNinjas, maior app de contratação de serviços da América Latina, a demanda por tais profissionais aumentou 134% em novembro em comparação com o mesmo mês em 2019.

O aumento na procura por psicólogos começou a ser percebido com a implementação do atendimento remoto, em março. Nos meses seguintes, a busca continuou a crescer, e o pico de solicitações foi identificado em maio, quando o crescimento foi de mais de 50% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Impacto psicológico da pandemia

Segundo Abel Antonio, que trabalha como psicólogo em São Paulo há 15 anos e é cadastrado no GetNinjas, as queixas mais comuns de seus pacientes são reflexos diretos de como a pandemia vem afetando a saúde mental das pessoas.

"As principais queixas estão relacionadas ao medo de não saber o que vai acontecer em relação ao emprego, a vida, como será esse novo normal que todos falam. Recebi queixas sobre relacionamentos também, muito pelo fato das pessoas terem que conviver sob o mesmo teto por mais tempo, o que faz aparecer mais atritos" comenta o profissional.

Para ele, a demanda por psicólogos continuará a crescer nos próximos meses por conta de uma maior consciência da população sobre questões emocionais que podem ser resolvidas com a ajuda da psicoterapia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.