Opinião

Weverton ou Josimar: eis a triste opção

Benedito Buzar

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís - As eleições municipais deste ano, do ponto de vista do futuro do Maranhão, foram as mais desastrosas e catastróficas, desde a redemocratização do país, em 1945.
Não me refiro ao resultado das disputas entre prefeitos e vereadores eleitos, até porque pela relação dos candidatos registrados na Justiça Eleitoral, sabia-se que, excetuando-se poucos nomes, a grande maioria se constituía de despreparados, pilantras, viciados e corruptos.

O que inquieta e preocupa são os políticos que saíram fortalecidos nas eleições de 2020 e, por causa disso, estão sendo citados como potencialmente cotados à sucessão do governador Flávio Dino: o senador Weverton Rocha e o deputado federal Josimar Maranhãozinho.

Esses parlamentares, que representam tristemente o Maranhão no Congresso Nacional, comenta-se que gastaram fortunas incalculáveis de recursos, nas recentes eleições às prefeituras e câmaras municipais, para se credenciarem como fortes candidatos ao Palácio dos Leões, para sucederem o governador Flávio Dino, que corre o risco de transferir o poder para figuras humanas inidôneas.

Um dilema terrível povoará a cabeça do povo de nossa terra, nas eleições de 2022, quando tiver de decidir nas urnas o político que nos governará no próximo quadriênio, se forem os que se anunciam como fortes e imbatíveis.

O Maranhão não merece, depois de ver tantos homens ilustres e sem nódoas na vida moral e política, no comando do Governo do Estado, do nível de Archer da Silva, Eugênio Barros, Matos Carvalho, Newton Bello, José Sarney, Antônio Dino, Pedro Neiva de Santana, Nunes Freire, João Castelo, Ivar Saldanha, João Alberto, Edson Lobão, Ribamar Fiquene, Roseana Sarney, José Reinaldo Tavares, Jackson Lago e Flávio Dino, assistir a chegada ao Palácio dos Leões de pessoas sem expressão e que trazem no currículo a marca de donos de uma máquina política viciada e degradante.

A esperança do povo maranhense é de que o vice-governador Carlos Brandão saia da toca e se imponha com uma alternativa viável para suceder a Flávio Dino, que, também, precisa entrar em campo, para impedir o Governo do Estado de cair no colo de gente incompetente e que deseja o poder para se locupletar.
Em tempo: já disse e repito. Se um dos políticos citados acima subirem as escadas do Palácio dos Leões em 2023, como dizia o poeta Manoel Bandeira: - Vou embora para Paságarda, pois lá sou amigo do rei.

Retorno de Gastão
É questão de tempo, o retorno de Gastão Vieira às atividades na Câmara dos Deputados.
O governador Flávio Dino já o avisou que precisa de seu trabalho no Congresso Nacional, onde, como parlamentar, sempre teve boa atuação.
Gastão deverá substituir Rubem Júnior ou Márcio Jerry, que voltarão a ocupar cargos no primeiro escalão do governo.

Prefeito de Arame
Muita gente não entende porque o engenheiro Pedro Fernandes, disputou a eleição para uma prefeitura da expressão de Arame.
Depois de eleito, sabe-se o motivo de tão inusitada decisão: Pedro Fernandes, bom técnico e excelente parlamentar, é dono de propriedades rurais em Arame, todas produtivas, super valorizadas e compradas legalmente.

Carta de Flávio
Além de inscrever-se como candidato à vaga do filho, Sálvio Dino, na Academia Maranhense de Letras, Flávio Dino enviou carta aos acadêmicos, nas quais mostra a vontade de fazer parte da instituição que honra as tradições de cultura e do desejo de nela ingressar para aprender com os que ao longo de décadas, tem emprestado seus talentos ao Maranhão.
Na epístola, disse que nas estradas existências nas quais caminhou sempre combinou a leitura, a escrita e a ação política.
Para a Cadeira, 32, que era ocupada por Sálvio Dino, estão também inscritos José Rossini Corrêa, Antônio Guimarães de Oliveira, José Carlos Sanches e José Eulálio Figueiredo.

Azzoline na Fazenda
O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, começou de maneira acertada a convidar os que vão ajudá-lo a administrar a capital maranhense.
Para a Secretaria da Fazenda, a indicação do economista José de Jesus Azzoline foi recebida com aplausos.
Trata-se de um técnico sério, competente e experiente, qualidades já demonstradas nos cargos ocupados na administração pública e na atividade privada.

Jogos amigos
Se não tivéssemos vivendo tempos tenebrosos, por causa da infeliz pandemia da Covid-19, no dia de hoje, Mauro Fecury abriria as portas do CEUMA, para receber os amigos do passado e do presente, para um evento festivo.
Este ano, seria o trigésimo que Mauro promoveria ininterruptamente, os amigos para se reencontrarem e matar as saudades de tempos idos e vividos.
Em 2021, que não será um ano trágico,certamente, Mauro Fecury, estará de braços abertos à espera novamente dos amigos para celebrar dias venturosos que nos aguardam.

Aviso aos navegantes
Por favor, não convidem para sentar na mesma mesa o governador Flávio Dino e o senador Weverton Rocha.

Convite a Max
Desde os tempos de deputados estaduais, Eduardo Braide e Max Barros formalizaram sólida e fraterna amizade.
Por conta disso, Braide esperava que Max não recusaria o convite para fazer parte de sua equipe administrativa.
Ledo engano. Max aceitou apenas presidir a equipe de transição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.