Tradicional católica

Papa adianta horário da Missa do Galo para cumprir com toque de recolher

Celebração que costumava acontecer a partir das 21h30 da véspera de Natal começará duas horas antes; governo italiano instaurou toque de recolher a partir das 22h para evitar a transmissão da Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Papa Francisco celebrou uma missa privada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma
Papa Francisco celebrou uma missa privada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma (Papa Francisco)

VATICANO - O Papa Francisco adiantou o horário da tradicional Missa do Galo – que acontece na véspera de Natal – para cumprir com um toque de recolher imposto na Itália, informou o Vaticano ontem, 10, em um comunicado.

A celebração, que estava marcada para as 21h30 do dia 24 de dezembro, começará às 19h30. Isso porque o governo italiano impôs, entre outras medidas para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19, um toque de recolher a partir das 22h.

A missa já havia sido antecipada: tradicionalmente marcada para a meia noite, desde 2012 era celebrada as 21h30 para que o papa emérito Bento XVI pudesse acompanhar. Ele tem a saúde debilitada e não pode participar de eventos em horários avançados.

A participação de fiéis neste, que é um dos mais importantes marcos da tradição católica, será limitada. Apenas 100 pessoas, entre seguidores e religiosos, terão a permissão de entrar na Basílica de São Pedro. A missa será transmitida pela internet e pela televisão.

Natal sem fiéis em Roma

Francisco deu início às celebrações tradicionais de Natal na terça-feira,8, com uma visita não anunciada à imagem de Nossa Senhora, no centro de Roma. Ele também celebrou uma missa privada na Basílica de Santa Maria Maior, sem fiéis, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Tradicionalmente, em 8 de dezembro – que na tradição católica é o dia da Imaculada Conceição – os papas visitam a Praça da Espanha, na capital italiana, para depositar flores sobre os pés de Nossa Senhora, erguida em um monumento com mais de 12 metros de altura.

A cerimônia costuma ser acompanhada por milhares de católicos que ocupam as ruas da região central e marcam o início da temporada natalina em Roma. Neste ano, o evento foi cancelado, para evitar aglomerações que poderiam aumentar o número de contágios da Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.