Avanço

Othelino admite limitações no texto, mas destaca aprovação histórica de PEC

Presidente afirmou que a aprovação do texto das emendas impositivas fortalece a Assembleia Legislativa.

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Presidente saudou colegas por aprovação do texto
Presidente saudou colegas por aprovação do texto (Othelino Neto)

SÃO LUÍS - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), destacou a aprovação da matéria de sua autoria em parceria com o deputado Yglésio Moyses (PROS). Ele parabenizou os colegas pela votação e disse que o resultado alcançado é fruto de uma intensa discussão dos parlamentares da atual legislatura e de anos anteriores.

“Senhores deputados, nós vamos seguir a Ordem do Dia, mas antes eu quero enfatizar a minha satisfação, por esse momento, nós estamos aprovando em primeiro turno, ainda teremos o segundo turno, mas esse momento de hoje, ele é fruto, não só das discussões provocadas nessa legislatura, são já algumas dezenas de anos que esse tema vem e volta aqui na Assembleia, diversas tentativas aconteceram, e, graças a Deus e ao povo do Maranhão, que nos permitiu estar aqui, nesse momento, nós conseguimos chegar a esse objetivo de aprovar as Emendas Impositivas, colocar na Constituição do Maranhão as Emendas Impositivas”, disse.

Ele afirmou a aprovação do texto fortalece a Assembleia Legislativa. “Isso é um momento de fortalecimento, de afirmação do Parlamento Estadual, e como todos nós sabemos, aqui é uma Casa que cada um pensa de um jeito diferente. E nós vamos, a partir dessas diferenças que temos, da forma como entendemos a política e como devemos conduzir os nossos mandatos, construir consenso, quando não dá para construir consenso, submetemos a maioria, e essa é justamente a essência do Parlamento, prevalecer a vontade da maioria dos presentes. Então, eu cumprimento todos os deputados”, completou.

Ele admitiu que a matéria aprovada não contempla a forma original do texto, mas disse acreditar que houve avanços significativos.

“Afinal de contas, apesar das divergências pontuais, quanto a valor, quanto a critérios, todos votaram a favor da PEC da Emenda Impositiva, aqui cada um deu a sua colaboração, deputado César apresentou uma proposta, que hoje foi rejeitada por este plenário, seria muito bom se nós pudéssemos ter uma Emenda Impositiva no valor de R$ 5 milhões, como foi proposto, e, certamente, diante das demandas que tem o nosso estado e as nossas bases, nem seriam suficientes os R$ 5 milhões. Nós chegamos aquilo que é possível, com base em algo que é fundamental que nós tenhamos, sobretudo, nesses tempos estranhos, por que passa o nosso país, a capacidade de diálogo, capacidade de dar dois, um passo para trás e dar 3 para a frente”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.