Vacinação em massa

Japão anuncia a compra de 10,5 mil ultracongeladores para o armazenamento de vacinas

Tóquio registra 602 novos casos nas últimas 24 horas; o Japão já tem acordos para a compra de 290 milhões de doses de vacinas com a Pfizer/BioNtech, AstraZeneca e Moderna

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Pfizer anunciou, em novembro de 2020, a conclusão dos testes de sua candidata a vacina contra a Covid-19
Pfizer anunciou, em novembro de 2020, a conclusão dos testes de sua candidata a vacina contra a Covid-19 (Vacina Pfizer)

TÓQUIO - O governo japonês anunciou ontem,10, que comprará 10,5 mil ultracongeladores para o armazenamento das vacinas contra o novo coronavírus. O Japão se prepara para dar início a uma campanha de vacinação em massa enquanto bate recorde diário de novos casos de Covid-19. Armazenamento a -70°C é desafio para a vacina

Ainda com nenhuma vacina aprovada para a aplicação por lá, o país tem visto o número de infectados aumentar a cada dia. Apenas nas últimas 24 horas, foram 2.078 novos casos – um recorde –, segundo um balanço da emissora pública japonesa NHK.

O Japão tem acordos para comprar um total de 290 milhões de doses de vacinas da Pfizer/BioNtech, AstraZeneca e Moderna, o número é suficiente para imunizar 145 milhões de pessoas – a população total do país está em 126 milhões de pessoas.

A vacina da Pfizer já foi aprovada em pelo menos três países: Reino Unido, Canadá e Bahrein; mas a sua aplicação em massa encontra um entrave, o armazenamento em baixíssimas temperaturas. O imunizante precisa ser mantido em uma temperatura inferior a - 70° C para não perder sua eficácia.

Muito embora o Japão tenha menos casos de coronavírus nesta segunda onda da pandemia, em comparação com os países ocidentais, as novas infecções voltaram a ficar em alta com o começo da temporada do inverno no hemisfério norte.

Recorde de casos

A capital japonesa bateu o recorde no número de novos casos de Covid em apenas um dia. Nas últimas 24 horas, foram 602 infectados. É a primeira vez desde o começo da pandemia que esse número passa do patamar de 600 na cidade.

Profissionais de saúde já contam que os hospitais estão sobrecarregados. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu para que as pessoas só saiam de suas casas para atividades essenciais, principalmente os idosos e suas famílias.

Vacina

Reino Unido e Bahrein aprovaram o uso do imunizante na última semana. Na terça-feira,1º, a Pfizer pediu autorização para uso de sua vacina contra a Covid-19 na Europa. A decisão deve sair até 29 de dezembro.

Na terça,8, o Reino Unido começou a vacinar sua população. Uma senhora de 90 anos, Margaret Keenan, foi a primeira a receber a dose. O país europeu foi o primeiro a iniciar campanha de vacinação, o que pode ser um divisor de águas no combate ao novo coronavírus.

A Health Canada, agência que regula as vacinas no país, aprovou nesta quarta-feira (9) a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Após a revisão de dados, os canadenses concluíram que a vacina é segura e eficaz e já pode ser aplicada em todo o país, de forma emergencial, em pessoas maiores de 16 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.