Visita

Escola Cívico-Militar Duque de Caxias recebe comitiva do Pecim

Escola foi a única do Maranhão agraciada com o programa federal; militares das Forças Armadas participarão da educação dos 450 alunos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
José Cursino Raposo falou sobre os ganhos que a Escola Duque de Caxias teve como Unidade Cívico-Militar
José Cursino Raposo falou sobre os ganhos que a Escola Duque de Caxias teve como Unidade Cívico-Militar (Duque de Caxias)

São Luís - A Escola Cívico-Militar Duque de Caxias, localizada no João Paulo, foi visitada ontem pela comitiva do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A instituição de ensino, que possui mais de 450 alunos, foi um dos 54 colégios selecionados em todo o Brasil para participar do Pecim, programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, que tem como objetivo, até o ano de 2023, implantar mais de 200 “Escolas Cívico-Militares”, no país.

O coordenador do nordeste do Pecim, coronel da Aeronáutica Júlio Pontes; o gestor escolar, capitão de Mar e Guerra da Marinha Valterian Mendonça; e o coronel da Aeronáutica Tavares foram recebidos pelo secretário municipal de Educação de São Luís, José Cursino Raposo; da adjunta, Maria de Jesus Leite; da diretora da escola, Maria Bárbara Costa, além de professores e alunos.

A comitiva do Pecim observou o resultado da reforma pelo qual passou o prédio da escola, durante este ano e visitou a Escola da Polícia Militar Tiradentes, na Vila Palmeira. Maria Bárbara Costa disse que já é possível constatar as modificações que estão acontecendo na Escola Duque de Caxias, após tornar-se Cívico-Militar, com benefícios aos mais de 450 alunos, entre eles pessoas com necessidades especiais. “A escola já passou por uma reforma, as mudanças já começaram a ocorrer e o processo educacional vai contar com o apoio dos militares”, frisou a diretora da Duque de Caxias.

O coronel Júlio Pontes declarou que somente no Nordeste, até o momento, cinco escolas foram contempladas pelo programa federal e, na capital maranhense, há apenas a Duque de Caxias, mas o objetivo é que dobre a quantidade de instituições de ensino agraciadas, no próximo ano.

Valterian Mendonça informou que vai atuar diretamente na Escola Duque de Caxias, como assessor educacional. Inclusive, desde de abril deste ano, a unidade de ensino conta com nove monitores - militares das Forças Armadas da Aeronáutica, Exército e Marinha. “O programa apresenta um conceito educacional, com a participação direta do corpo de professores da escola e o apoio dos militares”, frisou o gestor escolar.

José Cursino Raposo frisou que o Pecim somente trouxe ganhos para a educação da cidade, e a direção da Duque de Caxias, os alunos e a comunidade apenas ganharam, no futuro mais próximo terão excelentes frutos. “Não há dúvidas de que a escola teve somente ganhos após ser contemplada pelo programa Pecim”, afirmou o secretário de Educação.

Expectativa

A mudança acabou gerando clima de expectativa para os pais e os alunos. Gorethe Pereira, mãe de um dos alunos, disse que é irmã de policial e tinha desejo de o filho estudar em um colégio militar. “O meu filho fez prova para ingressar no colégio da Polícia Militar e não obteve sucesso, mas agora é estudante da Escola Cívico-Militar Duque de Caxias”, frisou Gorethe Pereira.

Izaque Costa, de 16 anos, disse que tinha um sonho de estudar em um colégio militar e agora foi realizado. “Estamos tendo aula apenas online, mas no próximo ano vai voltar a ter de forma presencial e estou com uma boa expectativa, pois teremos a participação de militares na escola”, disse o aluno.

SAIBA MAIS

Duque de Caxias

A escola Unidade Integrada Duque de Caxias foi fundada em 25 de agosto de 1958 e tem este nome em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, um dos mais importantes militares e estadistas da História do Brasil. Inicialmente a escola funcionava como grupo escolar e oferecia o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série pela manhã e tarde. No ano de 1984, ela passou a ser uma Unidade Escolar, funcionando nos três turnos, oferecendo ensino fundamental de 1ª a 4ª série. No mês de julho de 2003, de acordo com o Decreto Lei n° 19.669 de 25 de junho de 2003 foi autorizada a torna-se uma Unidade Integrada com a modalidade de 1ª a 4ª série e 5ª a 8ª séries.

No ano de 2008, a escola foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação de acordo com a resolução n° 109/2008 – CEE para atender o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série e o EJA. Por volta dos anos 80, já existia a modalidade de Educação Especial com salas especiais para pessoas com deficiência mental, pela tarde e pessoas com deficiência auditiva pela manhã. A Educação Inclusiva ocorreu em 2004 quando foram incluídos alunos com surdez em salas regulares de 5ª a 8ª série.

A escola passou por algumas reformas e conta com 12 salas de aulas, banheiros adaptados, secretaria, sala de direção, sala de meio (biblioteca/vídeo), sala de informática, sala de recursos multifuncionais, cantina/cozinha, refeitórios/auditório e sala de professores. No momento, ela passou a ser denominada como Escola Cívico-Militar Duque de Caxias.

NÚMERO

450 alunos da Duque de Caxias foram beneficiados pelo Pecim

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.