Saúde

Câncer de útero: vacina e exame preventivo são aliados da saúde

É o terceiro tumor maligno mais frequente na mulher, na maioria dos casos é causado pelo HPV (Papilomavírus Humano)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(COLO DE ÚTERO)

SÃO LUÍS- A notícia anunciada pela apresentadora Fátima Bernardes pegou a todos de surpresa: em suas redes sociais ela avisou que iria se afastar do trabalho para tratar um câncer de útero. “Estou bem. Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho pra fazer a cirurgia”, disse a apresentadora que foi diagnosticada com um câncer no endométrio, parte interna do útero.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) o câncer de útero mata cerca de 7 mil mulheres por ano, só no Brasil. Em 2020, a estimativa de novos casos é de mais de 16 mil.

Eunete Silva, tem 60 anos, é professora aposentada, foi diagnosticada com câncer de colo de útero com 55 anos. Teve um sangramento que não parava. “Já tinha passado pela menopausa e de repente comecei a sangrar e sentir dores, corri para o hospital, poucos dias depois veio o diagnóstico, logo em seguida fui operada, fiz quimio e radioterapia. Hoje faço consultas de controle, mas antes eu não tinha o costume de fazer o preventivo anualmente” conta Eunete.

O Câncer de útero é um tumor que atinge majoritariamente mulheres jovens e tem muitos casos novos nas regiões norte e nordeste do Brasil, como explica o médico oncologista do Hapvida Saúde, Alexandre Gomes.

“É o terceiro tumor maligno mais frequente na mulher, na maioria dos casos é causado pelo HPV (Papilomavírus Humano), por isso o exame preventivo é tão importante, e uma das principais formas de prevenção e deve ser feito anualmente. Outra medida é a vacina contra o HPV, que é indicada para meninas de 09 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos”, explica o médico.

O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. “Quando a gente passa da prevenção para o tratamento, aí vai depender do tamanho do acometimento, se o tumor estiver localizado só no útero, podemos lançar mão de cirurgia, ou quimioterapia e radioterapia como medida curativa” orienta Alexandre Gomes.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, informa que essa é uma doença prevenível e curável que quando diagnosticada na fase inicial tem elevado índice de sucesso no tratamento. O tratamento adequado e sem atrasos é um fator prognóstico importante.

Essa é uma doença silenciosa, normalmente não apresenta sintomas no período inicial, a maioria dos casos é diagnosticada durante o exame de papanicolau ou apenas nas fases de câncer mais avançadas. Porém, quando provoca sintomas, o câncer de útero pode causar sinais como:

  • Sangramento vaginal sem causa aparente e fora da menstruação;
  • Corrimento vaginal alterado, com mau cheiro ou coloração marrom;
  • Dor abdominal ou pélvica constante, que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo
  • Sensação de pressão no fundo da barriga;
  • Vontade de urinar mais frequente;
  • Perda rápida de peso sem estar fazendo dieta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.