Pandemia

Maranhão sai da zona de estabilidade e está em laranja no mapa da Covid

A cor laranja significa média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Estado deve ficar em alerta após sair da zona amarela para laranja
Estado deve ficar em alerta após sair da zona amarela para laranja (leito covid)

São Luís - O Maranhão saiu da zona de estabilidade (amarela) e agora aparece em laranja, cor que indica que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus. Até a semana passada, o estado permanecia na cor amarela e a mudança requer atenção das autoridades e vigilância redobrada da população. Mais de 360 casos de infecção por Covid-19 foram diagnosticados no último feriado, de acordo com o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Com a atualização, o estado chegou a 195.589 casos confirmados e 4.349 mortes pela doença. O estado possui 4.170 casos ativos e 6.458 pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Ontem, faleceu, vítima da doença, o presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha do Estado do Maranhão (Soamar-MA), Jobert José Salgado Filho. Ele havia sido empossado no cargo em julho do ano passado.

Dos novos casos registrados, 34 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 10 em Imperatriz e 324 nos demais municípios do estado. Segundo o infectologista Fabrício Pessoa, essa mudança no panorama estadual se dá, principalmente, pelo aumento da disseminação do vírus.

"Neste momento, nós estamos numa transição entre um período favorável e o relaxamento das medidas preventivas pela população, o que desencadeia uma fase de piora, assim como em outros estados, a exemplo do Rio de janeiro, que vivencia uma situação crítica do ponto de vista dos indicadores de saúde. Essa mudança para a bandeira amarela serve de alerta para que a população cumpra, de fato, as medidas sanitárias, que inclui o uso da máscara e distanciamento social, além de ampla testagem, para que possamos garantir o isolamento social daquelas pessoas que testam positivo. Principalmente se o sistema de saúde pública estadual começar a ficar sobrecarregado", frisou Fabrício Pessoa.

Contágio
Na última terça-feira, em entrevista virtual à imprensa, o governador Flávio Dino atualizou o quadro de contágio do coronavírus no Maranhão e as providências que a gestão estadual decidiu tomar para garantir, o quanto antes, a aquisição de vacinas e a imunização da população maranhense contra a Covid-19.

Entre as medidas adotadas, ele citou ação judicial impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Maranhão possa adquirir vacinas e implemente um plano de imunização contra o vírus, independentemente de definição por parte do governo federal. Pouco antes da coletiva, o governador Flávio Dino havia anunciado em suas redes sociais a adoção de medida judicial que garanta ao Maranhão e demais estados da federação a possibilidade de aquisição de vacinas que tiveram eficácia comprovada por organismos de saúde internacionais.

“Ingressei ontem com ação judicial no Supremo. Objetivo é que estados possam adquirir diretamente vacinas contra o coronavírus autorizadas por Agências sanitárias dos Estados Unidos, União Europeia, Japão e China. Com isso, estados poderão atuar, se o governo federal não quiser”, informou.

Conforme o governador, a taxa de ocupação de leitos clínicos (18,98%) e de UTI (31,22%) ainda configuram ao Maranhão um patamar confortável de controle da doença, mas que é preciso manter todos os cuidados sanitários preventivos contra a pandemia, já que há uma tendência nacional de crescimento de casos e de óbitos, como aponta o levantamento divulgado pelo consórcio de veículos de imprensa.


NÚMEROS

+360 casos de Covid-19 foram diagnosticados no último feriado
34 desses casos foram na capital maranhense
195.589 casos de Covid-19 confirmados no Maranhão desde o início da pandemia
4.349 em decorrência de complicações da Covid-19
6.458 pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.