Sem possibilidade

Carlos Brandão nega que vai para o TCE em articulação do Executivo

Ida para o Tribunal seria traduzida como acordo por desistência de disputar o governo em 2022; ele tem como adversário no grupo, Weverton Rocha

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Carlos Brandão, ao negar ida para o TCE, deixa claro que mantém o plano de disputar o governo em 2022
Carlos Brandão, ao negar ida para o TCE, deixa claro que mantém o plano de disputar o governo em 2022 (Carlos Brandão)

O vice-governador Carlos Brandão (Republicanos), negou que tenha interesse ou que assumirá vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão. No fim de 2021 o conselheiro Nonato Lago se aposentará do cargo. A ida de Brandão para o posto dependeria de uma articulação do Executivo, junto à Assembleia Legislati-va, numa espécie de acordo para que ele abrisse mão da disputa do Governo do Esta-do em 2022.

A informação vinha sendo alimentada nos bastidores, sobretudo por aliados do senador Weverton Rocha (PDT), adversário de Brandão dentro do próprio grupo político, para a eleição estadual.

“Não vou para o TCE”, disse o vice-governador, ao ser questionado sobre a possibilidade.

Disputa

A disputa entre Carlos Brandão e Weverton Rocha ganhou corpo nas eleições municipais deste ano.

Brandão levou o deputado Duarte Júnior para o seu partido político, o Republicanos, e conseguiu conduzi-lo ao segundo turno.

Weverton Rocha levou o PDT para uma ampla aliança com o DEM e o MDB para a candidatura de Neto Evangelista (DEM), que acabou na terceira colocação no primeiro turno.

No segundo turno Weverton conduziu o PDT para apoiar o candidato Eduardo Braide (Podemos).

Foi justamente depois desse ato, que Brandão criticou membros do grupos que não haviam seguido a orientação do governador Flávio Dino de apoiar Duarte. Ele chamou todos de “desertores”.

No dia 29 de novembro, quando ocorreu o segundo turno da eleição municipal, Weverton Rocha e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), foram votar juntos, ao lado de suas respectivas esposas, com uma camisa padronizada, com a palavra: “Deserte-se” e as frases: “Adjetivo 1: pessoa que aprecia as belezas dos Lençóis Maranhenses. 2: Que não liga para provocação, mergulha na Lagoa Azul e nem vê o recalque passando”.

O deputado federal Juscelino Filho também utilizou a camisa, ao lado da esposa.

O ato, incomum, ficou marcado como uma manifestação irônica e de resposta a Brandão e que reafirmou o racha no grupo governista.

Em 2013, Washington Luiz foi indicado para o TCE

Em dezembro de 2013, em sessão extraordinária, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Decreto Legislativo Nº 016/2013, que formalizou a indicação do nome do então vice-governador do Estado, Joaquim Washington Luiz de Oliveira, para exercer o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Em votação aberta e nominal, o nome do vice-governador do Estado foi aprovado com o voto de 29 deputados; quatro parlamentares votaram contra, oito estavam ausentes e houve apenas uma abstenção.

Logo após a votação e a conferência dos votos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB) conclamou o Plenário para a Promulgação do Decreto Legislativo nº 447/2013, que sacramentou a indicação de Washington Luiz para ocupar a vaga do conselheiro aposentado Yêdo Lobão no Tribunal de Contas do Estado.

Sabatina

Antes da votação em Plenário, os membros da comissão especial criada para conduzir o processo de escolha do novo conselheiro do TCE/MA reuniram-se, na Sala das Comissões, onde ocorreu a sabatina regimental de Washington Luiz Oliveira, único candidato inscrito para disputar a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Yedo Lobão.

Washington Luiz foi empossado em ato especial, realizado pelo TCE e iniciou a sua atividade como conselheiro em 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.