Novo governo

Braide acena para Legislativo e fala em harmonia entre poderes

Prefeito eleito da capital esteve na manhã de ontem em visita de cortesia na Câmara de São Luís e disse que o legislativo municipal terá papel fundamental; ele deve contar com maioria na Casa

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Braide esteve na Câmara e falou em harmonia entre os poderes
Braide esteve na Câmara e falou em harmonia entre os poderes (Eduardo Braide)

Em visita à Câmara de São Luís na manhã de ontem, o prefeito eleito da capital, Eduardo Braide (Podemos) disse ao usar a tribuna que será necessária a “harmonização” entre o Executivo e Legislativo para a governabilidade da futura gestão. Segundo ele, os vereadores terão “papel fundamental” na sugestão de medidas, leis e discussão da agenda pública da cidade.

Em fala breve, Braide confirmou que quer fazer uma gestão mais próxima do Parlamento. “Em 2008, quando candidato, por pouco não ingressei nesta Casa. Quis o destino que voltasse para a Câmara como prefeito eleito. Quero fazer uma gestão próxima do Legislativo e quando for convidado, não pensarei duas vezes em me fazer presente aqui com vocês”, disse se referindo aos vereadores presentes em Plenário e que participaram da sessão extraordinária de forma remota.

Braide, assim como na campanha e na pós-eleição, voltou a adotar discurso prático e afirmou que é mais importante mostrar resultados à população. “É necessário falar menos e trabalhar mais para que a esperança se torne realidade”, afirmou.

Disposição

Ao discursar, o presidente da Casa, Osmar Filho (PDT) fez questão de agradecer à visita, parabenizou o prefeito eleito e colocou os vereadores à disposição. “É importante ter Vossa Excelência presente para reforçar a harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo. A Câmara [de São Luís] sempre esteve e está à disposição para auxiliar os projetos”, disse.

Nos últimos dias, Eduardo Braide intensificou a agenda com representantes dos poderes diversos. Além da Câmara, o futuro prefeito também cumpriu compromissos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Contas do Maranhão (TCE) e Tribunal de Justiça (TJ). Além disso, ele esteve no dia 4 deste mês dialogando com o prefeito atual, Edivaldo Júnior z(PDT).

O objetivo é cumprir com uma das suas bandeiras levantadas enquanto candidato, ou seja, o de harmonizar sua atuação com as diversas instâncias de poder. Ainda na Câmara, Braide preferiu não se estender acerca de nomes para a sucessão e que comporão o primeiro e segundo escalões do Governo. “Em breve, teremos novidades neste sentido”, afirmou.

Levantamento feito por O Estado aponta que Eduardo Braide deverá contar com o apoio a princípio de 17 dos 31 vereadores da Casa. Enquanto uns integram seu partido ou sua base de apoio desde o primeiro turno deste ano, outros apoiaram o prefeito eleito a partir do segundo turno.

Dos 17 da possível base na Câmara, quatro (Octávio Soeiro, Marcial Lima, Domingos Paz e Chaguinhas) são da mesma sigla de Braide. Outros são do PMN, partido que compôs desde o primeiro turno a base de apoio da campanha e ex-partido de Braide.

Alguns como Umbelino Júnior (PRTB) e Osmar Filho (PDT) anunciaram apoio à Braide somente no segundo turno, mas devem estender a parceria para o ano que vem. Enquanto uns devem ir, outros que integram o PCdoB e que mudaram de posicionamento, como Chico Carvalho (PSL), que apoiou Duarte Júnior (Republicanos) no segundo turno podem ser oposição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.