Cidades | HIV / AIDS

Prefeitura de São Luís realiza ação de prevenção a AIDS nesta quinta-feira (10)

Blitz da Prevenção ocorrerá em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Anil; ação integra campanha de combate às ISts e AIDS aberta no começo deste mês
09/12/2020 às 18h37
Prefeitura de São Luís realiza ação de prevenção a AIDS nesta quinta-feira (10)Equipes da Prefeitura de São Luís durante ação preventiva contra a AIDS realizada na Feirinha São Luís domingo (6) (Divulgação)

São Luís - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em continuidade à programação alusiva ao mês de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS, realizará nesta quinta-feira (10), das 15h às 16h30, a Blitz da Prevenção. A atividade terá concentração em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Anil - situada na Avenida São Sebastião, no bairro. A atividade integra a campanha que foi aberta no dia 1º deste mês com o tema "Se Liga nos Teus Direitos e Combina a Prevenção".

Na oportunidade, profissionais da coordenação do programa ISTs da pasta municipal permanecerão na entrada do CTA e adjacências distribuindo preservativos, géis lubrificantes e realizando abordagens acerca da prevenção combinada. Além dos membros do setor ISTs da Semus, representantes de lideranças comunitárias dos bairros próximos ao CTA também participarão das atividades.

A programação se unirá a uma série de outras agendas realizadas em dezembro deste ano, que incluíram assistência e orientação na Feirinha São Luís (no dia 6 deste mês), rodas de conversa com entidades religiosas, lives e outras ações.

O objetivo do trabalho em campo desta quinta-feira (10) é monitorar possíveis novos casos ainda não diagnosticados. "É preciso alertar à população acerca da prevenção e dos cuidados a serem tomados contra a doença. Sabemos que é uma doença evitável e que, portanto, todo o trabalho de monitoramento efetuado por nossas equipes de controle é fundamental", afirmou a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino.

Nos últimos anos a Prefeitura bem apresentando bons resultados quanto ao controle epidemiológico da AIDS. Dados do setor específico apontam que os casos da doença na capital maranhense, entre 2014 e 2019, caíram 62%. O número de óbitos no período também sofreu queda, devido ao diagnóstico mais precoce e massificação das campanhas de prevenção, além de ampliação da cobertura de casos.

Além dos Centros de Testagem, todas as unidades básicas estão intensificando as ações de mobilização e prevenção em comunidades, escolas, empresas, igrejas, terreiros e outros locais. Durante todo o ano, a Semus desenvolve projetos com o foco na prevenção e atendimento de públicos específicos.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte