On-line

Município de Itapecuru-Mirim faz festa literária

Por conta da pandemia, evento será realizado de forma on-line, de hoje a sexta feira com palestrantes convidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O escritor Benedito Buzar é um dos palestrantes do evento
O escritor Benedito Buzar é um dos palestrantes do evento (Benedito Buzar)

São Luís - Ocorre de hoje a sexta-feira, a 3ª Festa Literária de Itapecuru-Mirim (FLIM) e II Simpósio Cultura Sociedade, este ano, de forma on-line. Na programação, lançamentos de livros, palestras, contação de histórias, oficinas e outras atividades ligadas à literatura e cultura. As transmissões serão feitas pelas rede sociais e no site do evento (https://www.even3.com.br/3flim/).

Para este ano, os organizadores escolheram como homenageado o itapecuruense, professor, jornalista e um dos líderes da Setembrada (movimento revolucionário que lutou pela adesão do Maranhão à Independência do Brasil) criador do jornal O Farol Maranhense (século XIX), José Cândido de Moraes Silva. E ainda o fundador e editor do Jornal de Itapecuru, Gonçalo Amador.

Entre os palestrantes do evento estão nomes como Benedito Buzar, Dino Cavalcante, Dilercy Aragão Adler, Joaquim de Oliveira Gomes, Claudiene Diniz da Silva, Maria Betânia Pinheiro Lopes, Luiza Leite Bruno Lobo, Marcus Saldanha Barbalho Júnior, Brenno Bezerra de Araújo Pedrosa, entre outros.

Programação
O evento terá início com o lançamento do site Literatura itapecuruense: catálogo virtual das obras da cidade, às 9h de hoje. A seguir, a palestra Edições Literattus: a importância de sua criação para escritores locais 1º selo editorial de Itapecuru. A tarde o evento segue com as palestras “Literatura Maranhense e os caminhos da memória”; “Jornalismo e literatura: do fatual ao ficcional”; e “De O Farol Maranhense aos 30 anos do Jornal de Itapecuru”, encerrando com lançamento da edição comemorativa do Jornal de Itapecuru.

Amanhã, segue a programação com contação de histórias, oficinas, palestras e lançamentos de livros como “Púcaro literário III - antologia” (Jucey Santana e Luís Carlos Pimentel orgs.), “As Rampas de Itapecuru” (Benedita Azevedo), “As Crônicas de Anajatuba” (Mauro Rego), “Agusa Poemas: Orgasmo em Dose Dupla” (Assenção Pessoa), “Ribamar: O Menino Peixe” (Neurivan Sousa); “Introspecção” (Fátima Travassos), “Laços de Compadrio entre Escravizados/as no Sul do Maranhão” (Antônia De Castro Andrade), “O Iguaraense: 175 Anos de Vargem Grande. Antologia” (Jucey Santana, Org.). O evento encerra na sexta, com contação de história e a roda de conversa “Imprensa como lugar de Memória”.

Serviço
O quê

3ª Festa Literária de Itapecuru-Mirim (FLIM) e II Simpósio Cultura Sociedade

Quando

De hoje a sexta-feira

Onde

Redes sociais e no site https://www.even3.com.br/3flim/

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.