Mestra Paizinha

Casa das Artes inicia gravações do IV Festival da Cultura Popular de Imperatriz

As datas da apresentação dos espetáculos serão divulgadas pelas redes sociais da Casa das Artes, de acordo com calendário aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Mestra paizinha, de 56 anos, homenageada desta edição, é uma paneleira com 30 anos no setor 4Bocas
Mestra paizinha, de 56 anos, homenageada desta edição, é uma paneleira com 30 anos no setor 4Bocas (Mestra Paizinha)

Imperatriz - Foi dada a largada para o IV Festival da Cultura Popular de Imperatriz – edição Mestra Paizinha. De forma online e totalmente gratuita, o festival promove aulas espetáculos, apresentações artísticas e oficinas de formação artística e da culinária local. O evento é produzido pela Casa das Artes com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Lei Aldir Blanc.

As gravações se iniciaram no último domingo (6) e devem permanecer durante toda a semana. Serão gravadas as aulas espetáculos, as apresentações artísticas e as oficinas garantindo a total segurança por conta da pandemia da Covid-19.

As datas da apresentação dos espetáculos serão divulgadas pelas redes sociais da Casa das Artes, de acordo com calendário aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

Além da homenagem à mestra, o festival busca ainda o reconhecimento da “Panelada” e “Cuscuz de Arroz” como Patrimônio Cultural Imaterial. O projeto foi entregue, em mãos, ao governador Flavio Dino em 2018 pela mestra homenageada.

Mestra Paizinha
Mestra paizinha, de 56 anos, homenageada desta edição, é uma paneleira com 30 anos no setor 4Bocas, onde vende a famosa panelada, uma iguaria de Imperatriz.

É uma liderança entre o grupo que reúne mais de 50 pessoas e vive da comercialização da comida que se tornou típica na região. O famoso “de costas pra rua”, no qual é servido além do prato mais famoso, a panelada, comida caseira, em barracas organizadas nas calçadas e que imprimiu uma marca cultural da cidade.

SAIBA MAIS

Para acompanhar os bastidores do festival siga as redes sociais da Casa das Artes no Facebook e Instagram: @casadasartesitz

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.